Por Lucas Sampaio e fotos de Fábio Martins

O Raízes do Samba realizou seu único ensaio técnico previsto no Sambódromo do Anhembi em preparação para o desfile no carnaval de 2025. Com destaque para o bom desempenho do primeiro casal e da bateria, a escola fechou os portões após 48 minutos na Avenida. A cruzmaltina será a primeira agremiação a se apresentar pelo Grupo de Acesso 2 com o enredo “De quem é a Culpa?”, assinado pelo carnavalesco Babu Energia.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

Comissão de Frente

Ensaiada pelo coreógrafo Maurício Oliveira, a comissão de frente do Raízes do Samba realizou uma apresentação com duração de uma passagem do samba. Foram observados dois protagonistas, vestidos de vermelho e que estiveram à frente do grupo cênico por toda a coreografia, dois coadjuvantes que intercalavam em interações com a dupla e o restante dos componentes executavam uma coreografia padrão entre si. Uma encenação simples, mas funcional e que tende a melhorar na sincronia e vigor com mais ensaios específicos até o dia do desfile.

RaizesDoSamba ET ComissaoDeFrente

Mestre-Sala e Porta-Bandeira

O primeiro casal do Raízes do Samba, formado por Alex Augusto e Danielle Santiago, teve grande desempenho ao longo dos módulos em que foram observados. A dupla não sentiu o peso de representar uma estreante no Anhembi, demonstrando confiança e boa comunicação em seus movimentos ao longo de toda a dança. O quesito foi um dos grandes pontos fortes da escola em todo o ensaio técnico.

RaizesDoSamba ET PrimeiroCasal

Harmonia

O canto da comunidade do Raízes do Samba pode melhorar. Houve uma oscilação do desempenho da harmonia ao longo das alas, com algumas cantando vigorosamente e outras bem tímidas. Destaque positivo vai para as alas 1, 8 e 9, que estavam especialmente animadas podem servir de exemplo para as demais no objetivo de garantir as notas para o quesito no desfile oficial.

RaizesDoSamba ET InterpreteJuninhoBranco

Evolução

A escola passou com tranquilidade na questão de andamento por toda a Avenida. Fechando o portão após 48 minutos cronometrados, dentro do limite estabelecido pelo regulamento, o Raízes do Samba fluiu com leveza, em um ritmo que permite aos componentes brincarem o carnaval. É necessária uma cautela especialmente com as alas 3, 4 e 5, que tiveram certa dificuldade para manter a separação entre si durante o ensaio.

RaizesDoSamba ET 4 2

Samba-Enredo

Com o carro de som liderado pelo intérprete Juninho Branco, a obra do Raízes do Samba demonstrou potencial. O samba teve um desempenho dentro do esperado para uma escola que abrirá os desfiles do carnaval paulistano, impulsionado especialmente pela letra simples e intuitiva. Cabe à ala musical dedicar mais vigor e estimular todos os componentes a entrarem no canto, para que sirva de estímulo aos quesitos técnicos da escola.

RaizesDoSamba ET RainhaAdriana

Outros Destaques

Comandada pelo mestre William Kalvin, a ‘Bateria do Raízes’ chamou atenção pelo bom desempenho. Vestida com uma roupa que lembrava o mito de Adão e Eva, a Rainha Adriana Damasceno demonstrou sua simpatia para o público ao lado da madrinha Emily Regina, com muito samba no pé.

RaizesDoSamba ET MestreWill

Participando pela primeira vez de um ensaio técnico no Anhembi, o Raízes do Samba mostrou bons atributos que podem ser importantes para as ambições da escola. Ostentando um costeiro todo feito de balões compridos, o carnavalesco Babu Energia foi um show à parte, indo de ponta a ponta da escola o tempo todo com muita animação e disposição dignas de seu nome artístico.

Veja mais imagens do ensaio

RaizesDoSamba ET 8 2 RaizesDoSamba ET BateriaRaizes RaizesDoSamba ET 7 2 RaizesDoSamba ET MestreWillRaizes RaizesDoSamba ET SegundoCasal