A carnavalesca Márcia Lage morreu neste domingo, vítima de leucemia. Ela estudou na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e teve passagens por escolas como Mocidade, Salgueiro, Grande Rio, Portela e Império Serrano, além das paulistanas Império da Casa Verde e Vai-Vai. Trabalhava principalmente em conjunto com o marido, Renato Lage. A morte precoce, aos 64 anos, gerou comoção no meio do carnaval. Veja abaixo as agremiações que se manifestaram nas redes sociais.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

marcia lage

Acadêmicos do Salgueiro (onde Márcia Lage trabalhou de 2003 a 2008 e de 2010 a 2017)

No Facebook e no Instagram: “Hoje, o Salgueiro amanheceu em silêncio, tomado por uma imensa saudade. Perdemos Márcia Lage: carnavalesca, artista, amiga. Mais do que uma profissional brilhante, Márcia, ao lado de Renato Lage, nos presenteou com 13 carnavais inesquecíveis que não apenas encantaram a Sapucaí, mas também deixaram um legado eterno no coração de cada salgueirense. Márcia compreendia profundamente o espírito salgueirense e o traduzia em arte para a avenida. Formada pela Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro, aluna de Maria Augusta e Fernando Pamplona, ela trouxe ao carnaval uma sensibilidade única, acessível apenas a quem vive a arte com paixão. Que Deus conforte o coração de Renato, de seus familiares e de todos que, como nós, foram tocados por sua arte. Márcia seguirá viva em cada lembrança, na memória de seus desfiles, em cada lágrima de saudade e no sorriso de alegria ao recordar as tantas emoções que ela nos proporcionou. Obrigada, Márcia, por tudo. O Salgueiro é eterno, e você agora é parte dessa eternidade.

“Vê, estão voltando as flores…
Lá, onde ressoam tambores,
Toca, batuqueiro, dobre o rum
Aos presentes de Orum…”

Beija-Flor de Nilópolis

No Facebook e no Instagram: “A Beija-Flor de Nilópolis lamenta profundamente o falecimento da carnavalesca Márcia Lage, uma das grandes referências do carnaval brasileiro. Márcia deixa um legado inesquecível de criatividade e paixão, que seguirá inspirando o mundo do samba. Neste momento de dor, nos solidarizamos com familiares, amigos e toda a comunidade carnavalesca, principalmente, da nossa afilhada Mocidade Independente de Padre Miguel”.

Mangueira

No Instagram: “A Mangueira manifesta profundo pesar pelo falecimento da carnavalesca Márcia Lage. Somos solidários à nossa coirmã, Mocidade Independente de Padre Miguel, sua comunidade e a família. Márcia foi um dos grandes nomes do carnaval carioca nas últimas décadas. Que siga em paz!”

Unidos da Tijuca

No Instagram: “O mundo do samba se despede hoje precocemente de Márcia Lage, carnavalesca da nossa co-irmã Mocidade Independente de Padre Miguel. A Unidos da Tijuca presta suas condolências ao seu companheiro Renato Lage, aos familiares, amigos e a toda comunidade da Vila Vintém. Além da Mocidade Independente, Márcia passou por outras escolas como Salgueiro, Portela, Império Serrano, Grande Rio e Vai-Vai, em São Paulo. Descanse em paz, Márcia Lage!”

Imperatriz Leopoldinense

No Facebook e no X/Twitter: “É com imensa tristeza que a Imperatriz Leopoldinense recebe a informação do falecimento da carnavalesca, Márcia Lage. Desejamos muita força e amor, aos familiares e amigos; sobretudo a Renato Lage e a nossa co-irmã, Mocidade Independente de Padre Miguel”.

No Instagram: “O G.R.E.S Imperatriz Leopoldinense, em nome da presidente Catia Drumond e de sua diretoria e segmentos, lamenta com profundo pesar o falecimento da carnavalesca Márcia Lage.  Com passagens marcantes em muitos desfiles de escolas coirmãs, o nome da artista ficará para sempre na memória e na história do Carnaval e dos sambistas. Fica aqui o nosso carinho aos amigos da coirmã Mocidade Independente de Padre Miguel, onde Márcia assinava o desfile de 2025 ao lado do marido, Renato Lage, e a nossa solidariedade a todos os familiares, amigos e fãs”.

Império Serrano (onde Márcia Lage trabalhou em 2008 e 2009)

No Facebook e no Instagram: “O Império Serrano lamenta profundamente o falecimento da carnavalesca Márcia Lage, da Mocidade Independente de Padre Miguel, ocorrido neste domingo (19). Márcia foi carnavalesca do Império Serrano em duas ocasiões. Em 2008, ao lado do seu esposo Renato, foi campeã do Grupo A com o enredo “Taí, eu fiz de tudo pra você gostar de mim”, sobre Carmen Miranda. No ano seguinte, desenvolveu a reedição de “A lenda das sereias e os mistérios do mar”, no Grupo Especial. Desejamos força aos familiares e amigos neste momento de dor. Descanse em paz, Márcia”.

Mocidade Independente de Padre Miguel (onde Márcia Lage trabalhou de 1995 a 2002 e em 2025)

No Facebook e no Instagram: “A Mocidade Independente de Padre Miguel informa, com profundo pesar, o falecimento da carnavalesca Márcia Lage. Vítima de leucemia, a brilhante profissional nos deixou na manhã deste domingo, dia 19 de janeiro. Márcia colocou o seu talento a serviço da Mocidade por diversos carnavais. Novamente, em trabalho conjunto com Renato Lage, ela assina o carnaval de 2025. Comunicamos o luto e a suspensão das nossas atividades sociais por tempo indeterminado, incluindo o ensaio de rua de hoje”.

No X/Twitter: “A Mocidade Independente de Padre Miguel informa, com profundo pesar, o falecimento da carnavalesca Márcia Lage. Vítima de leucemia, a brilhante profissional nos deixou na manhã deste domingo, dia 19 de janeiro. Márcia colocou o seu talento a serviço da Mocidade por diversos carnavais. Novamente, em trabalho conjunto com Renato Lage, ela assina o carnaval de 2025. Comunicamos o luto e a suspensão das nossas atividades sociais por tempo indeterminado, incluindo o ensaio de rua de hoje. Quis o destino que hoje, também perdêssemos a voz marcante de Léo Batista. Logo hoje, quando perdi minha arista. E vem esse vídeo a memória do histórico título de 1996. Criador e Criatura. A vida tem muitas surpresas. Só resta lembrar das boas”.

Portela (onde Márcia Lage trabalhou em 2020, 2022 e 2023)

No Instagram: “#Luto A Portela lamenta profundamente o falecimento da Carnavalesca Márcia Lage, aos 64 anos. Com formação em cenografia, Márcia iniciou sua carreira no carnaval nos 90. Em 2001, assinou seu primeiro desfile ao lado do marido Renato Lage, na Mocidade Independente de Padre Miguel. Em 2019, Márcia Lage chegou na Majestades do Samba para fazer o carnaval de 2020, com o enredo “Guajupiá, Terra Sem Males”, onde também assinou, ao lado de Renato Lage, os enredos “Baobá” em 2022 e “O Azul que vem do Infinito”, em 2023. Sem dúvidas, hoje o mundo do samba perde uma das carnavalescas mais talentosas e inteligentes. Márcia deixa filhos, o marido Renato Lage e uma legião de fãs do seu trabalho no carnaval. O presidente da Portela Fábio Pavão, o Vice-presidente, Junior Escafura, junto aos carnavalescos André Rodrigues e Antônio Gonzaga, e toda família portelense se solidarizam com os familiares, amigos e a coirmã @mocidadeoficial nesse momento. Descanse em paz, Márcia!”

Unidos de Padre Miguel

No Facebook e no Instagram: “Mais uma notícia devastadora para o mundo do samba.  Perdemos hoje, aos 64 anos, a grande carnavalesca Márcia Lage. Artista que passou por diversas coirmãs ao lado de seu esposo, Renato Lage, Márcia marcou o carnaval com seu trabalho primoroso com as cores no desenvolvimento dos desfiles, característica que deu o tom da sua carreira. Nossos sentimentos à família, amigos e fãs. Descanse em paz”.

No X/Twitter: “Mais uma notícia devastadora para o mundo do samba.  Perdemos hoje, aos 64 anos, a grande carnavalesca Márcia Lage. Nossos sentimentos à família, amigos e fãs. Descanse em paz”.