A Unidos de Padre Miguel realizou na última sexta-feira, seu primeiro ensaio para o Carnaval 2025, na rua Barão do Triunfo, na Vila Vintém. O grande destaque da escola durante a apresentação foi o forte canto dos componentes ao longo do trajeto do primeiro ensaio de rua. O Boi Vermelho vai levar à Avenida em 2025 a história de Iyá Nassô e da Casa Branca do Engenho Velho, com o enredo “Egbé Iyá Nassô”, dos carnavalescos Lucas Milato e Alexandre Louzada, abrindo os desfiles do Grupo Especial, no domingo de carnaval.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

A diretora de carnaval da Unidos de Padre Miguel, Lara Mara, conversou com o CARNAVALESCO ao fim do ensaio da Vermelha e Branca, elogiando a apresentação e destacando o canto do povo da Vila Vintém que ensaiou em casa.

“Estou muito feliz, eu gosto de ensaio na Vila Vintém. Eu prefiro, às vezes, claro, lá na Guilherme, para logística é melhor, mas aqui é dentro de casa, a energia é diferente. E assim, era a resposta que eu queria. Agora, é a gente unidos em um só propósito e a comunidade está feliz”.

Comissão de Frente

UPM rua1001 4
Fotos: S1 Fotografia e Comunicação/Divulgação UPM

A comissão de frente, comandada por Sérgio Lobato, fez uma coreografia forte e bem descritiva da letra do samba da escola, com uma bailarina principal representando Iyá Nassô, como centro da dança apresentada. Contou com movimentos alusivos aos momentos do enredo e da letra, como a aparição de Xangô no refrão que cita o nome do orixá, sendo um entre os bailarinos, erguido pelos outros em destaque.

Mestre-Sala e Porta-Bandeira

UPM rua1001 3

Vinícius Antunes e Jéssica Ferreira dançaram de forma bem entrosada e com força, além de realizarem alguns gestos com referências à letra do samba da escola na coreografia apresentada, interpretando a obra na dança do casal.

Harmonia

As alas da Unidos cantaram com muita força durante a noite de ensaio, em especial o refrão “Vila Vintém é terra de macumbeiro”, que ganhou a força de ser cantado dentro da comunidade de origem da escola. Para além deste, versos da segunda parte do samba como “Dobra o adarrum / Que meu orixá responde” também foram bem cantados na Vintém.

Evolução

O Boi Vermelho apresentou uma evolução bem organizada, com forte presença dos componentes nas ruas da Vintém. As alas estavam bem divididas e mais espaçadas, com muitos componentes bem animados, sambando e brincando durante o ensaio, e as alas coreografadas da UPM também foram muito bem, com muitas delas inclusive com objetos na mão para além de balões, como espelhos e pequenos bastões para auxiliar na coreografia e que não atrapalharam ao evoluir.

UPM rua1001 2

Samba-enredo

A obra da escola de Padre Miguel rendeu muito bem no primeiro ensaio de 2025 da agremiação, com um trabalho equilibrado entre o carro de som e a bateria. Bruno Ribas mais uma vez conduziu muito bem a obra da Unidos, e sendo fundamental para o auxílio do canto dos componentes.

UPM rua1001 5

Outros Destaques

UPM rua1001 1

A rainha Dedê Marinho desfilou à frente da bateria “Guerreiros” com uma roupa vermelha cheia de franjas, demonstrando mais uma vez muito samba no pé. Os comandados de mestre Dinho seguiram muito bem durante o ensaio desta sexta. Ao passar pela Vintém, a escola também contagiou o público presente no ensaio, seja na rua ou em casa, que ficou cantando com a agremiação conforme a passagem do Boi Vermelho.