O Baródromo foi o palco de mais uma noite histórica para o samba. Na noite do último domingo, o Acadêmicos do Salgueiro realizou uma apresentação inesquecível que reuniu torcedores apaixonados, sambistas de outras agremiações e admiradores do carnaval. O evento, que contou também com a participação do grupo SER antes da entrada da Furiosa, trouxe para perto do público um pouco da magia que a escola promete levar para a Marquês de Sapucaí em 2025. Sob o comando do intérprete Charles Silva, os sucessos históricos do Salgueiro embalaram a noite, principalmente com a apresentação do samba-enredo “Salgueiro de Corpo Fechado”, que até o momento é o mais ouvido deste carnaval.
* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp
A comerciante Priscila Mota, de 43 anos, esteve presente e descreveu a emoção de acompanhar sua escola de coração. Integrante da ala das Mariposas, Priscila desfila pela escola desde 2008, e sente que o samba deste ano promete um desfile emocionante.
“Eu não sou cria do Salgueiro porque sou de outra comunidade, mas o Salgueiro me acolheu. Eu me tornei salgueirense por amor. Estar aqui no Baródromo é especial demais. É um lugar de encontros, onde você encontra sambistas, musas e pessoas que inspiram. Eu adoro!”.
Localizado na região da Tijuca, o Baródromo se consolidou como um verdadeiro reduto do carnaval carioca. O espaço é conhecido por promover apresentações, encontros e experiências que celebram a cultura do samba, reunindo sambistas e admiradores em um ambiente descontraído e cheio de energia. No evento do último domingo, o Salgueiro levou a comunidade ainda mais perto de sua história e tradição, com a apresentação de sambas históricos e o carisma contagiante de Charles Silva, que conduziu o público em um coro emocionado.
Gustavo Oliveira, um dos mestres de bateria da Furiosa, destacou a importância da escola ter mais de meio milhão de audições do samba de 2025 no Spotify: “É a sensação de que o trabalho está sendo bem feito. O samba propõe exatamente o que o enredo traz: um tema forte, marcante, que fala com o salgueirense e com todos que o ouvem. Estamos muito felizes com essa recepção”.
Sequência espetacular de sambas históricos do Salgueiro, cantados pelo intérprete Charles Silva, no último domngo, no Baródromo. #carnavalesco pic.twitter.com/HdMY83iTiY
— Site CARNAVALESCO (@scarnavalesco) January 6, 2025
A vermelha e branca da Tijuca apresentará no próximo Carnaval o enredo “Salgueiro de Corpo Fechado”, desenvolvido pelo carnavalesco Jorge Silveira. A proposta mergulha nas tradições místicas e espiritualistas que protegem o corpo contra males físicos e espirituais, conectando as raízes africanas, europeias e indígenas da cultura brasileira. O tema reflete a riqueza e a pluralidade da identidade cultural do Brasil, sendo uma homenagem às crenças que atravessam gerações e unem diferentes povos.
Outro mestre da bateria, Guilherme Oliveira, também celebrou a força do samba: “Cara, acho que a galera vai cantar muito, com certeza. O samba já tem sido muito cantado na quadra, e aqui no Baródromo não foi diferente. A energia está lá em cima, e a bateria vai trazer tudo isso para a Sapucaí”.
Wilsinho Alves, diretor de Carnaval, acrescentou: “O enredo e o samba falam de proteção, algo que todos buscamos. Quando você escuta um samba que transmite esse significado, você se conecta. Tenho certeza de que vai continuar como o mais escutado até o carnaval”.
Marcella Alves e Sidclei Santos, primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, também reforçaram o impacto do samba na preparação para o desfile. “O mais importante é o samba estar na boca do povo, e a gente já teve uma prévia disso aqui”, comentou Marcella. Sidclei completou: “É começar o ano com o pé direito. Esse presente do nosso samba ser o mais escutado nos dá ainda mais força para entrar na avenida com tudo, de corpo fechado, em busca da décima estrela”.
Luiz Andrade, de 60 anos, integrante do Salgueiro, também celebrou o evento. “Foi ótimo! O samba já está em primeiro lugar, e essas apresentações ajudam a crescer ainda mais. Todo mundo cantou, brincou. Até o pessoal de outras escolas aceitou bem. O clima estava muito bom”. Luiz também destacou o Baródromo como um espaço inovador e importante: “O lugar movimenta a massa e mostra o melhor do Carnaval”.
Outro apaixonado pelo Salgueiro presente no evento foi Elías Rodrigues, professor de 24 anos e torcedor da escola desde pequeno. “Eu não desfilo ainda, mas acompanho sempre. O samba desse ano é maravilhoso. Foi muito bem aceito pela comunidade, e aqui no Baródromo a vibe foi incrível”, afirmou Elías, que saiu de Rio das Ostras apenas para prestigiar a apresentação.
A escola será a terceira a desfilar na Marquês de Sapucaí na segunda-feira de Carnaval, dia 3 de março de 2025. A Furiosa e todos os segmentos da escola prometem trazer para a avenida uma apresentação carregada de emoção e energia: “Estamos prontos para fazer bonito. Cada ensaio nos fortalece mais, e pode esperar uma bateria furiosa mesmo”, garantiu Guilherme Oliveira.