O Baródromo foi o palco de mais uma noite histórica para o samba. Na noite do último domingo, o Acadêmicos do Salgueiro realizou uma apresentação inesquecível que reuniu torcedores apaixonados, sambistas de outras agremiações e admiradores do carnaval. O evento, que contou também com a participação do grupo SER antes da entrada da Furiosa, trouxe para perto do público um pouco da magia que a escola promete levar para a Marquês de Sapucaí em 2025. Sob o comando do intérprete Charles Silva, os sucessos históricos do Salgueiro embalaram a noite, principalmente com a apresentação do samba-enredo “Salgueiro de Corpo Fechado”, que até o momento é o mais ouvido deste carnaval.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

A comerciante Priscila Mota, de 43 anos, esteve presente e descreveu a emoção de acompanhar sua escola de coração. Integrante da ala das Mariposas, Priscila desfila pela escola desde 2008, e sente que o samba deste ano promete um desfile emocionante.

“Eu não sou cria do Salgueiro porque sou de outra comunidade, mas o Salgueiro me acolheu. Eu me tornei salgueirense por amor. Estar aqui no Baródromo é especial demais. É um lugar de encontros, onde você encontra sambistas, musas e pessoas que inspiram. Eu adoro!”.

salgueiro baordromo 3
Comerciante Priscila Mota, de 43 anos, esteve presente e descreveu a emoção de acompanhar sua escola de coração

Localizado na região da Tijuca, o Baródromo se consolidou como um verdadeiro reduto do carnaval carioca. O espaço é conhecido por promover apresentações, encontros e experiências que celebram a cultura do samba, reunindo sambistas e admiradores em um ambiente descontraído e cheio de energia. No evento do último domingo, o Salgueiro levou a comunidade ainda mais perto de sua história e tradição, com a apresentação de sambas históricos e o carisma contagiante de Charles Silva, que conduziu o público em um coro emocionado.

Gustavo Oliveira, um dos mestres de bateria da Furiosa, destacou a importância da escola ter mais de meio milhão de audições do samba de 2025 no Spotify: “É a sensação de que o trabalho está sendo bem feito. O samba propõe exatamente o que o enredo traz: um tema forte, marcante, que fala com o salgueirense e com todos que o ouvem. Estamos muito felizes com essa recepção”.

A vermelha e branca da Tijuca apresentará no próximo Carnaval o enredo “Salgueiro de Corpo Fechado”, desenvolvido pelo carnavalesco Jorge Silveira. A proposta mergulha nas tradições místicas e espiritualistas que protegem o corpo contra males físicos e espirituais, conectando as raízes africanas, europeias e indígenas da cultura brasileira. O tema reflete a riqueza e a pluralidade da identidade cultural do Brasil, sendo uma homenagem às crenças que atravessam gerações e unem diferentes povos.

salgueiro baordromo 8

Outro mestre da bateria, Guilherme Oliveira, também celebrou a força do samba: “Cara, acho que a galera vai cantar muito, com certeza. O samba já tem sido muito cantado na quadra, e aqui no Baródromo não foi diferente. A energia está lá em cima, e a bateria vai trazer tudo isso para a Sapucaí”.

salgueiro baordromo 7

Wilsinho Alves, diretor de Carnaval, acrescentou: “O enredo e o samba falam de proteção, algo que todos buscamos. Quando você escuta um samba que transmite esse significado, você se conecta. Tenho certeza de que vai continuar como o mais escutado até o carnaval”.

salgueiro baordromo 5

Marcella Alves e Sidclei Santos, primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, também reforçaram o impacto do samba na preparação para o desfile. “O mais importante é o samba estar na boca do povo, e a gente já teve uma prévia disso aqui”, comentou Marcella. Sidclei completou: “É começar o ano com o pé direito. Esse presente do nosso samba ser o mais escutado nos dá ainda mais força para entrar na avenida com tudo, de corpo fechado, em busca da décima estrela”.

salgueiro baordromo 4

Luiz Andrade, de 60 anos, integrante do Salgueiro, também celebrou o evento. “Foi ótimo! O samba já está em primeiro lugar, e essas apresentações ajudam a crescer ainda mais. Todo mundo cantou, brincou. Até o pessoal de outras escolas aceitou bem. O clima estava muito bom”. Luiz também destacou o Baródromo como um espaço inovador e importante: “O lugar movimenta a massa e mostra o melhor do Carnaval”.

salgueiro baordromo 2
Luiz Andrade, de 60 anos, integrante do Salgueiro, também celebrou o evento

Outro apaixonado pelo Salgueiro presente no evento foi Elías Rodrigues, professor de 24 anos e torcedor da escola desde pequeno. “Eu não desfilo ainda, mas acompanho sempre. O samba desse ano é maravilhoso. Foi muito bem aceito pela comunidade, e aqui no Baródromo a vibe foi incrível”, afirmou Elías, que saiu de Rio das Ostras apenas para prestigiar a apresentação.

salgueiro baordromo 1
Elías Rodrigues, professor de 24 anos e torcedor da escola desde pequeno

A escola será a terceira a desfilar na Marquês de Sapucaí na segunda-feira de Carnaval, dia 3 de março de 2025. A Furiosa e todos os segmentos da escola prometem trazer para a avenida uma apresentação carregada de emoção e energia: “Estamos prontos para fazer bonito. Cada ensaio nos fortalece mais, e pode esperar uma bateria furiosa mesmo”, garantiu Guilherme Oliveira.