A Grande Rio ensaiou na noite do último domingo na rua pela última vez em 2024. A escola de Caxias compareceu firme na Avenida Brigadeiro Lima e Silva, no Centro do município da Baixada, onde teve a evolução dos componentes e o canto na ponta da língua como destaques desta apresentação. A Tricolor vai levar para a Sapucaí no Carnaval 2025 o enredo “Pororocas Parawaras – As águas dos meus encantos nas contas dos curimbós”, dos carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora, sendo a terceira escola a desfilar no inédito terceiro dia de desfiles do Grupo Especial, na terça de carnaval.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

A escola se preparou bem para esta última apresentação de 2024, com o intérprete Evandro Malandro destacando a relação com a bateria: “Eu e o Fafá conversamos muito na semana, trocamos muita ideia, encontramos em reunião para conversar sobre o ensaio de hoje, ele queria testar algumas coisas, testou, depois tirou, trocamos uma ideia, e eu acho que o ensaio é justamente pra isso, e funcionou muito bem”.

Mestre-Sala e Porta-Bandeira

Daniel e Taciana ensaiaram muito bem, apresentando uma dança com alguns passos e coreografias relativos à letra e melodia do samba e ao enredo da escola, integrados à tradicional dança e gestual de casal de mestre-sala e porta-bandeira. O casal passou bem confiante e entrosado, mostrando muito vigor e técnica durante o ensaio.

granderrio rua1512 1

Harmonia

O canto da comunidade de Caxias foi muito forte defendendo bem o samba, com todas as alas com a obra bem decorada, em especial, para além dos refrões, a segunda parte era muito cantada, como os versos a partir de “acende a brasa do defumador, pro mestre batucar a sua fé”, e a cabeça do samba, com o já bem comentado “a mina é cocoriô”. O cantor Evandro Malandro fez uma análise ao fim do desfile sobre o canto da comunidade.

“Eu acredito que a comunidade a cada semana vem mostrando uma força a mais do canto, uma interação a mais com a bateria, com a comunidade vem impecavelmente se destacando a cada ensaio”.

Evolução

A comunidade demonstrou uma boa evolução durante o ensaio de rua, passando bem solta, com muitas alas sambando e bem alegres, e fluindo sem entroncamento com outras. Muitas alas vinham com adereços na mão, como bambolês decorados com fitas, e com coreografias em alguns pontos do samba. Houve também, mais para o fim da apresentação, alas que passaram dançando carimbó e empolgaram bastante o público. Thiago Monteiro, diretor de carnaval, destacou esse ponto em uma breve análise após o ensaio da Grande Rio.

granderrio rua1512 3
Fotos: Matheus Morais/CARNAVALESCO

“É o segundo ensaio, acho que a escola tem evoluído. Estamos aqui vendo o deslocar da escola, o tempo de entrada de casal, comportamento de componente no deslocamento. Eu acho que está muito bom, e acho que a gente está em um processo, sempre pode melhorar. Mas a escola, dentro da nossa expectativa, tenho gostado muito, estou muito satisfeito hoje com esse ensaio. Dezembro já é uma data já colada nas festas, mas mesmo assim, apesar disso, eu vi uma comunidade muito forte e presente”.

Samba

Evandro Malandro e seus auxiliares mantiveram o samba sempre forte, com o intérprete cantando bem clara a letra, cuja melodia ajuda muito para que a obra continue sempre em cima, com um desempenho muito bom com o hino caxiense. A comunidade segurou bem a obra, como veio demonstrando também em outros momentos, como nos desfiles do Dia Nacional do Samba. O cantor falou sobre ao final do ensaio destacando também o carro de som.

granderrio rua1512 2

“A cada semana não é se surpreender com o carro do som, que já me acompanha desde 2020, os mesmos integrantes. E cada vez mais, mantendo a seriedade, mantendo o foco no trabalho, mas sem perder a alegria. Estou muito satisfeito com o desempenho”.

Outros destaques

A bateria passou muito bem ao comando de mestre Fafá, e foi bem entrosada com o carro de som da escola. As musas presentes esbanjaram simpatia com o público e a escola. A comissão de frente não esteve presente neste último momento este ano na Avenida Brigadeiro Lima e Silva.