Por Gabriel de Souza e Matheus Morais

A Vila Isabel realizou na noite da última quarta-feira seu primeiro ensaio de rua rumo ao Carnaval 2025, no Boulevard 28 de setembro, em um dia que o destaque foi o canto da comunidade. O “Povo do Samba” estava animado, cantando forte sob o comando do intérprete Tinga. A “Swingueira de Noel” foi bem conduzida, e teve a recém-eleita rainha do carnaval 2025, Thuane Werneck, à frente da bateria, cujo mestre, Macaco Branco, por motivos de outros compromissos profissionais não esteve presente. A agremiação vai levar para a Sapucaí o enredo “Quanto mais eu rezo, mais assombração me aparece”, do carnavalesco Paulo Barros, que marcou presença, “ensaiando” à frente da velha-guarda.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

Vídeos: arrancada e ala a ala no primeiro ensaio de rua da Vila Isabel para o Carnaval 2025

Moisés Carvalho, diretor de carnaval, conversou sobre o início dos ensaios de rua da escola, e sublinhou a felicidade da comunidade em realizar o ensaio de rua, e demarcando o momento como marco rumo ao Carnaval 2025.

vila ensaio2711 13
Moisés Carvalho, diretor de carnaval. Fotos: Matheus Morais/CARNAVALESCO

“A Vila Isabel toda estava esperando esse dia. A gente ia começar a semana passada, mas em função dos eventos do G20 pediram o adiamento. A gente na quadra fez o nosso trabalho de casa no canto. E aqui realmente é o nosso pontapé inicial, é aqui que a Vila Isabel está feliz, que a comunidade se solta, que a gente mostra a força da nossa bateria, do carro de som, comissão de frente, evolução”.

O diretor falou sobre a avaliação feita após o último carnaval na busca de manter ou melhorar algo para o próximo ano, comentando também sobre a força do samba e o trabalho de barracão da agremiação.

vila ensaio2711 12

“É normal terminar todo o carnaval e fazer uma avaliação, e manter o que foram pontos positivos e corrigir o que foi despontuado. A nota é um referencial para fazer as correções durante a pré-temporada. O foco é fazer isso acontecer na avenida, com a força da nossa comunidade e ter uma evolução brilhante. Falar do carro de som e da nossa bateria do mestre Macaco Branco, é chover no molhado, o entrosamento é perfeito. Mas cada dia que passa é reforçar a nossa evolução e mostrar a força desse samba, que a gente acredita, se não ele não teria sido escolhido. A gente tem a certeza que o samba vai funcionar e acontecer na avenida, isso não é uma dúvida, é uma afirmação. O barracão está totalmente dentro do cronograma, já tem um cronograma de entrega de fantasias agora para final de dezembro. Barracão, alegoria, fantasia, está indo de vento em popa, tudo dentro do planejado, e aprovado pelo presidente”.

Tinga, intérprete da Azul e Branco do bairro de Noel, comandou o ensaio ao longo da Basílica de Nossa Senhora de Lourdes até a quadra da escola, e o cantor espera muita alegria do período de ensaios de rua da Vila, destacando a felicidade da comunidade e a animação para buscar o campeonato.

vila ensaio2711 14
Tinga, intérprete da Azul e Branco do bairro de Noel

“É a nossa comunidade muito feliz com a nossa escola, o samba, o enredo. Vai ser muito divertido na Avenida. A gente vai para brincar, ‘assustar’ a Sapucaí. E a Vila Isabel vai trazer esse título tão sonhado para nossa comunidade. A gente sempre procura fazer o melhor para nossa escola, criamos uma introdução voltada sempre para a assombração, que é o nosso enredo. A gente foi muito feliz e vai dar certo. O samba é maravilhoso, samba leve, carnaval é isso, tem que ir para a avenida alegre, feliz, o nosso enredo maravilhoso vai ser muito divertido”.

Primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, Marcinho e Cris Caldas conduziram o pavilhão da Vila pelas ruas de Vila Isabel. O casal comentou sobre a expectativa para os ensaios de rua da escola e o que buscam manter ou mudar em vista do próximo carnaval.

vila ensaio2711 11
Foto: Gabriel de Souza/CARNAVALESCO

“Nós viemos para sentir a energia da escola com todos os componentes cantando, pois só tivemos um ensaio na quadra, é importante ter o feedback. Estamos super empolgados e felizes, porque esse samba-enredo dá muita margem para a gente construir a nossa dança. Nós já temos duas coreografias na mente, além de ter uma surpresa para o minidesfile. Nós estamos terminando de construir o bailado, mas com muitas possibilidades. É o tradicional com o nosso jeitinho sem surpresas”, disse Marcinho.

“Nós precisamos manter a parceria e a cumplicidade, porque nós temos esse elo o ano inteiro. Esperamos para 2025 um carnaval alegre, gostoso, sem surpresas, com uma dança tradicional”, completou a porta-bandeira.