Com um tema forte e cheio de importâncias, a Estrela do Terceiro Milênio vai para a segunda vez ao Grupo Especial e na primeira apresentação dá primeiro recado de como conduzirá o enredo “Muito além do Arco-Íris – Tire o Preconceito do caminho que nós vamos passar com o Amor”. Na parte do coral, além do canto forte, a comunidade encenou bastante, a começar pela bandeira LGBTQIAPN+ sendo ostentada como um bandeirão dentro de uma arquibancada. Estrelas também foram utilizadas pela agremiação na parte do coral. O diretor de carnaval da escola do Grajaú, extremo sul de São Paulo, Carlos Pires, elogiou bastante o projeto desenvolvido pela Liga-SP.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

TerceiroMilenio et Geral
Fotos: Fábio Martins/CARNAVALESCO

“Um ótimo projeto da Liga, uma produção muito legal, nosso povo, trabalhamos bastante durante esses dias, esse mês aqui para chegar aí bem, fazer uma boa gravação, a gente sabe a importância da gravação que vai para o mundo inteiro. Estamos saindo bem contente, a comunidade gostou bastante, a bateria foi muito bem. Acho que essa união nossa faz a diferença na que a gente vai executar qualquer projeto.A gente fez o nosso melhor com certeza. Vocês vão ter uma surpresa com a nossa faixa”.

TerceiroMilenio et DiretorCarlao
Carlos Pires, diretor de carnaval

O mestre de bateria Vitor Velloso comemorou a gravação no formato atual: “É minha terceira oportunidade de estar gravando um audiovisual da Liga-SP e é maravilhoso, muito melhor do que você gravar um CD de estúdio. Eu acho que a importância é mostrar a força da comunidade, mostrar a característica de cada escola e ficar eternizado. Isso daí é o mais importante. Acredito que a Liga com certeza está de parabéns e que os próximos álbuns sejam dessa maneira de audiovisual”

Seguindo a mesma linha da dupla, o diretor de harmonia, Japa revelou a importância da gravação audiovisual da Liga-SP, principalmente pelo seu quesito estar presente, que são os componentes do coral.

TerceiroMilenio et Coral

“É um momento muito especial para a gente estar fazendo essa gravação. É um momento de entender um pouco o samba aí pela bateria, pela nossa ala musical, pela voz da nossa comunidade e a gente acertar aí um ponto ou outro que a gente talvez entenda que tenha um pouco de dificuldade. A gente gravou com a nossa bateria, com as nossas baianas, nossos casais, comunidade, ala musical, bateria. Estamos fazendo uma ótima gravação, tenho certeza que todos vocês vão gostar muito do que a gente vai apresentar aí”.

E complementou falando sobre as presenças no coral durante a gravação: “Dentro do nosso coral, nós temos vários departamentos. Temos harmonias, temos chefe de ala, temos componentes que fazem parte das nossas alas, nossas baianas, passistas. A gente procurou colocar um pouco de cada departamento aí pra gente poder fazer um uma bela apresentação”.

TerceiroMilenio et CasalEBandeiraLGBT

Assim como contou o diretor de carnaval sobre os componentes presentes na gravação audiovisual: “Aqui veio toda a parte técnica da escola. Todas as alas, um pouco de cada ala, os departamentos técnicos, a gente fez uma um trabalho de mais ou menos 40 dias lá na quadra ensaiando junto com a bateria, junto com o carro de som, então juntamos um pedaço de cada departamento da escola e deu esse resultado final que foi ótimo, foi bastante trabalho, mas é prazeroso quando todo mundo sai alegre sabemos que o resultado foi ótimo”.

Em relação ao samba, Carlão elogiou bastante a obra desenvolvida pela agremiação, que tem um tema muito importante de lutar contra o preconceito LGBTQIAPN+, e tem momentos fortes no samba construído.

“Pensamos em um samba equilibrado que a escola consiga cantar ele totalmente. Tem um refrão muito forte, um refrão de meio também muito forte. É samba gostoso de cantar e não cansa. A comunidade está adorando. Estamos bem felizes com a escolha do samba e também com enredo que é espetacular. Estamos aprendendo bastante, nos unindo muito. Estamos escutando muito o nosso carnavalesco para entender o que precisamos executar, vai ser um grande desfile, espere da gente um grande desfile, muito competitivo e aguerrido com respeito à todas as escolas. Sabemos que é duro, tem mais 13 escolas disputando. Estamos bem felizes com o trabalho, estamos executando com calma e com tranquilidade. Dando passo a passo e a comunidade está entendendo o projeto”.

TerceiroMilenio et CasalECoral

Na preparação da Terceiro Milênio, o mestre de bateria contou como preparou as bossas e como foram os ensaios da agremiação: “Nós fizemos três ensaios, questão de bossa, quando saiu enredo começamos a pensar pouquinho o que cabe, então tem algumas partes aí que fala de axé, pagodão baiano ou o samba de caboclo, na verdade, colocamos um dance que cabe muito dentro do enredo, então assim, procuramos explorar bastante questão de letra e questão de melodia, o que o samba vir pedindo”.

Os interpretes Grazzi Brasil e Darlan Alves também conversaram com o CARNAVALESCO e comemoraram o sucesso da gravação. Por parte da Grazzi, relatou: “Emocionante, fico feliz demais, pois essa comunidade tem uma garra, uma vontade, coreografia, cantando tudo, é uma honra estar aqui, foi lindo”.

TerceiroMilenio et Interpretes

Enquanto o experiente Darlan Alves ressaltou a comunidade do Grajaú: “Marcante para a nossa comunidade, participar dessa gravação foi incrível, ver a alegria da nossa comunidade, o sorriso, voltando ao Grupo Especial, e tenho certeza que vai ficar muitos e muitos anos, décadas, e fico feliz com o resultado, parabéns para a nossa comunidade, diretoria, presidente Silvão Leite, valeu Grajaú”.

Em 2025, a Terceiro Milênio vai desfilar no sábado de carnaval, dia primeiro de março, sendo a penúltima escola a entrar na pista pelo Grupo Especial, ou seja, a penúltima da segunda noite de desfiles.