No segundo dia disponibilizado para gravações, a Tom Maior usou o espaço para realizar o seu trabalho. Desta faixa o sambista pode esperar atributos de alta performance, pois é um samba-enredo muito querido no carnaval paulistano e, agora, eternizado na voz do intérprete Gilsinho. Dentro do estúdio, o cantor da comunidade vermelho e amarelo gravou rapidamente, sem precisar de repetições. Apesar de ter tido uma gravação como todas as outras, como etapas e tempo máximo, a escola terminou tudo mais cedo. Sem dúvida, a faixa número 1 do Grupo de Acesso 1, que corresponde à Tom Maior, será a grande ‘xodó’ do sambista paulistano. O clima de nostalgia da reedição do enredo de Angola em 2009 irá tomar conta. O CARNAVALESCO conversou com representantes da agremiação e todos avaliaram o trabalho feito.
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Antes de entrar no espaço da gravação, o intérprete Gilsinho frisou que a escola vem se preparando com a reedição de 2009. “A gente vem se preparando bem. A gente tem um samba muito bom, que é bem conhecido já. É uma reedição de 2009. A gente fez uma boa gravação para o samba. Agora, se Deus quiser, vamos fazer uma boa gravação para o audiovisual”, disse.
O cantor revelou que, para o audiovisual, separou surpresas com o mestre de bateria Carlão. O músico exaltou o canto da vermelho e amarelo. “Eu não posso contar, se não é spoiler, mas sempre tem. A gente sempre tem uma surpresa. A gente sempre tem uma carta na manga. A comunidade está feliz com a reedição, cantando muito e não tinha como ser diferente. Depois do problema que a gente teve da escola descer, eu acho que ganhou uma força maior com isso. Está todo mundo muito feliz com a escolha do enredo. É um tema fácil, um samba que todo mundo conhece, já era muito cantado nos ensaios dos nos anteriores. Tudo se torna bem mais fácil”, completou.
Oportunidade de divulgação, comunidade forte e samba com empoderamento
Feliz com a gravação, a diretora de carnaval e harmonia, Érica Ferreira, parabenizou a Liga-SP pela realização do projeto. A líder diz que é uma forma de divulgar o trabalho da Tom Maior, visto que a agremiação teve o descenso e não há a divulgação em rede nacional. “A gente vem se preparando desde quando a Liga anunciou. Inclusive, quero parabenizar a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo e toda a equipe por mais uma vez voltar a fazer esse tipo de ação, que isso é super importante para a valorização do carnaval de São Paulo, principalmente nós que estamos no acesso e a gente não vai ter esse ano a Rede Globo. Só tem vocês da mídia do carnaval que fazem um trabalho excelente. É um meio de podermos estarmos divulgando o trabalho da escola também”, afirmou.
Érica teceu elogios à sua comunidade, especialmente sobre o canto que os componentes têm realizado em todos os ensaios. Sobre a gravação, a diretora contou que quis dar oportunidade a todos os departamentos dentro do coral. “Todos os segmentos se prepararam. Bateria, casal, musas e o coral. É muito importante a gente valorizar as pessoas da nossa comunidade. A gente pegou as alas, harmonias, alegoria, um pouco de cada departamento da escola, ensaiou e está aí com uma nova Angola para realizar a gravação. O pessoal vem cantando, os ensaios a cada domingo na nossa quadra a partir das 17 horas vêm crescendo bastante. Estou muito orgulhosa com o trabalho da comunidade vermelha e amarela”, contou.
Perguntada da sua parte favorita do samba-enredo, a gestora disse que é onde se encontra o verso da ‘Rainha Nzinga’, uma personagem importante na luta contra a escravidão no continente africano. Érica diz que se vê representada na força da mulher. “Quando fala da rainha Nzinga guerreira. Pela história dela, pelo empoderamento, porque eu sou uma mulher e sou preta. Quando você vai estudar toda a história da rainha Nzinga, eu me identifico muito. É a parte que me toca muito por esse empoderamento”, concluiu.
Etapa concluída
Com a gravação já concluída, o mestre e presidente Carlão declarou que o audiovisual foi mais uma etapa da Tom Maior realizada rumo ao Carnaval 2025. “Eu sempre falo que o carnaval é feito de etapas. Essa gravação é mais uma etapa que a gente vai vencendo em relação ao Carnaval 2025. Eu gostei muito da produção. A Liga está de parabéns, o Guma também faz um trabalho muito bom, e principalmente também que agora tem um aspecto visual melhor para as pessoas poderem conhecer quem são os personagens da escola, desde as baianas, componentes, casal e todos os outros. Eu saio daqui muito satisfeito e o carnaval de São Paulo realmente está no caminho correto”, comentou.
Enaltecendo a competitividade da Tom Maior, Carlão diz que a escola sempre sai de sua quadra preparada. “Eu sempre falo que quando você sai da sua quadra, do seu terreiro, você tem que estar pronto pra fazer em qualquer circunstância. Para o desfile, ensaio técnico, apresentação e gravação também. Nós ensaiamos sim, e por isso que chegamos e fizemos de primeira”, disse.
O gestor também exaltou a reedição, afirmando que a agremiação fez a escolha certa ao levar Angola de 2009 novamente. “É um samba que, todos esses anos, desde 2009, é o mais cantado da escola. isso já fazia parte do nosso projeto, e hoje nós estamos cantando um samba que a comunidade adora, que o mundo do samba também conhece bastante e nós estamos felizes com essa escolha”. Finalizou.