Um mês antes de apresentar oficialmente o samba-enredo, a Tradição gravou a faixa para o álbum da Liga-RJ. A escola volta a desfilar na Marquês de Sapucaí após dez anos na Série Prata, com o enredo “Reza”, desenvolvido pelo artista Leandro Valente. A equipe do CARNAVALESCO esteve presente no estúdio, em Marechal Hermes, e conversou com a presidente Raphaela Nascimento. Ela acompanhou a gravação do samba-enredo, um momento importante, pois representa a volta da azul, ouro e branco em um momento emblemático, no ano no qual é comemorado os 40 anos da escola. Sobre isso, ela afirmou.“É uma sensação maravilhosa após dez anos estar de volta na Sapucaí e hoje é a afirmação disso. O samba, nós encomendamos com os compositores e está ligado a quem é a Tradição”.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

Ela também reforçou como está o andamento dos trabalhos dentro do barracão. “Os preparativos estão o mais rápido possível. Nós já começamos a reprodução das fantasias. O nosso objetivo é fazer bonito e o melhor no desfile e para a comunidade de Campinho”.

tradicao gravacao25 1
Presidente Raphaela Nascimento

Intérprete

Tuninho Jr. é o nome da Tradição para encabeçar o carro de som para o desfile do próximo ano. Com uma carreira iniciada na escola-mirim Aprendizes do Salgueiro, além de passagens por escolas do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Sul e de Manaus, o intérprete analisou como foi gravar a faixa para a escola de Campinho.

“Eu sou um cara de emoção o tempo todo. Tudo o que faço, eu coloco a emoção e a gravação não está sendo diferente. É muita alegria e muito amor”.

tradicao gravacao25 2
Fotos: Gabriel de Souza/CARNAVALESCO

O intérprete também elogiou o samba-enredo dos compositores Fred Camacho, Diego Nicolau e Pretinho da Serrinha, baseado na música “Reza” deste último. A composição amplia a letra original para traduzir musicalmente o enredo sobre rezar por um melhor e pelo direito de existir. “É um samba que eu tenho certeza que todo mundo carnaval irá gostar. É um samba lindo, de melodia rica e, ao mesmo tempo, valente, com um refrão alegre e fácil, com certeza irá pegar na Marquês de Sapucaí”.

tradicao gravacao25 4

Diferenças entre Rio de Janeiro e São Paulo

Thiago Praxedes é o mestre de bateria que comandará a “Explosão de Elite” no próximo carnaval. Apesar de ser novo na função, o paulista possui experiências nos carnavais tanto de São Paulo quanto o do Rio de Janeiro. A sua contratação condiz o pensamento da escola em alinhar uma nova equipe para a nova fase da Tradição. Desse modo, ele contou como se sente com essa responsabilidade.

“Sou o primeiro paulistano a estar dirigindo uma bateria do Rio de Janeiro. Uma Escola que, apesar de jovem, nasceu com muita força e sempre teve uma grande bateria, como mestre Fornalha. Nós estamos voltando com essa responsabilidade de resgatar o ritmo inicial da Tradição”.

tradicao gravacao25 3
Thiago Praxedes é o mestre de bateria

As diferenças entre os carnavais dos dois estados não assustam o paulista, devido a sua vasta experiência na direção de bateria. Ele explicou essa questão. “Eu, como mestre de bateria no Rio de Janeiro, fico muito mais confortável do que em São Paulo, pois lá, o regulamento é penalizador. Nós temos a obrigatoriedade em cumprir os dezesseis compassos quando apresentamos a bateria para o julgador. Aqui é livre. Então trabalhamos com mais conforto. Estou muito tranquilo, estou em casa”.

Procurando as quatro notas dez para o seu quesito no desfile de 2025, Thiago revelou como foi a gravação. “Nós iremos colocar três bossas na gravação. Elas são compactas, em cima da melodia e destacam todos os instrumentos da bateria”.

tradicao gravacao25 5

Em 2025, a Tradição irá se apresentar no sábado de carnaval, segundo dia de desfiles da Série Ouro, sendo a primeira escola a cruzar a Marquês de Sapucaí.