A Unidos de Vila Maria fez uma mudança no intérprete oficial para o Grupo de Acesso I em 2025, e conta com o retorno do Clayton Reis, que fez parte da ala musical da agremiação. O intérprete chega para substituir Royce do Cavaco e Nêgo que conduziram o samba-enredo em 2024. Entre 2018 e 2023, a Vila Maria teve como intérprete principal, Wander Pires, uma das grandes vozes do carnaval carioca e que se consolidou no carnaval paulistano. Mas após rebaixamento para o Acesso I, ocorreram mudanças na agremiação da Zona Norte de São Paulo.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

VilaMaria et InterpreteClaytonReis 1
Fotos: Fábio Martins/CARNAVALESCO

Em relação ao retorno para a agremiação, Clayton Reis falou sobre a conversa com o diretor de carnaval Queijo e como foi a negociação para o retorno à agremiação.

“Todo mundo já sabe o sentimento que eu tenho pela Vila Maria, sabe que eu desde a primeira vez que eu pisei aqui em 2016 já senti que teve aquele casamento. Começamos com Clóvis, depois veio o Wander, aí teve épocas que o Wander não estava vindo. Porque daí eu já estava segurando os ensaios, por isso que virou de domingo que era mais de sexta do que de domingo. Aí domingo deu aquela pegada na rapaziada na comunidade. Daí começou vim todo mundo de domingo. Daí mudou, ficou só de domingo, ficou tudo certo daí tá até hoje. Mas é isso, é um sentimento que eu tenho por essa escola aqui, não sei, é diferente e foi um prazer. Quando ele me chamou, ele falou: será? ‘Queijo vai dar certo? Vai dar certo! Tô esperando Queijo…’ Aí demorou, demorou, ligo para ele de novo: ‘Queijo, vai dar certo? Vai dar certo’… Aí na última deu certo, pode vir e vamos assinar”.

VilaMaria et ClaytonReis 1

O diretor da agremiação da Zona Norte confidenciou sobre a negociação: “Eu to muito feliz, de verdade, eu ligava para o Clayton e falava ‘Calma, Clayton’ e o presidente comprou a ideia lá do começo, né? Porque o Clayton passou aqui nessa história e nessa parte de domingo. O Clayton mostrou a cara dele para nós. Aí ele foi para a coirmã fazer o trabalho dele e nós aqui, na primeira oportunidade, o que é filho volta, né? Falava, ‘oh Clayton, não fecha com ninguém não, que nós estamos conversando aqui e vai dar bom’ e deu bom. E aí é o casamento que não acaba tão cedo, viu? Já fica aí gravado” Clayton completa: “Se Deus quiser, vamos permanecer aí até quando Deus quiser”.

O diretor de carnaval da escola, Queijo sobre o retorno de Clayton Reis e o papel importante na escolha do novo samba-enredo: “Primeiro estamos muito felizes de ter o Clayton na escola, voltando sendo o intérprete oficial. Eu sou um cara que sou amigo dele particular como o diretor de carnaval era um sonho ter o Clayton cantando conosco aqui de novo como primeiro, pela capacidade, pela voz que o Clayton tem, pela humildade dele e o trabalho. Essa ideia do Cleiton quando ele trouxe para a diretoria foi aceita de primeiro, porque é um projeto diferente”.

E em seguida explicou como funcionou a ideia de escolha do samba de 2025: “É um projeto que nós sentimos o samba nosso da escola, então quando você abre para o público dá diversas opiniões ao contrárias, né? Então você fica meio tenso e nesse formato ficou muito tranquilo e todo mundo dos compositores compraram a ideia. Então os dez sambas para nós escolher, você não tem noção da briga que foi cara. Tinha muito samba bom de verdade assim a gente se reunia aqui e não saia nada definido, mas Deus abençoou. Estamos com samba maneiro bom para caramba. Aí o samba que a gente pretende voltar para o Especial que samba segue campeão, estamos trabalhando muito para isso e acho que para poder ganhar para poder vencer. Tem que trabalhar, esse é o nosso trabalho quietinho e batalhando”.

Clayton e a fase vivida na carreira

“Agora é tudo momento novo. Porque lá na Mooca a gente cantava em dois que era eu e Guilherme e era um jeito diferente, era mais um clima diferente, era uma dupla. Agora é sozinho, eu acho que é um momento novo. É esperar para ver o que vai acontecer. Coisas novas que tinha na minha cabeça e lá eu tinha que dividir, mas agora aqui é sozinha. Tenho que firmar o pé no chão e fazer essa galera levantar que nem a gente fazia lá”.

Papel importante na mudança de data do ensaio

O Clayton Reis revelou que teve papel na mudança do ensaio na Vila Maria, e explicou melhor sobre o caso: “A mudança de dia dos ensaios: “Isso aqui era um ensaio de sexta-feira, um ensaio show e tinha festa, daí começava a tarde para caramba. Começava meia-noite, uma hora da manhã, e acabava só quatro horas de ensaio. Daí eles tiveram a ideia, vamos começar de domingo, vamos fazer o ensaio específico, só que esse ensaio específico virou o ensaio oficial da quadra e a sexta acabou caindo e foi ficando fraca. Daí quando eu saí em 2019, ainda estava de sexta e domingo, aí entre 2020 e 2022, já foi para domingo e parou com essa sexta-feira”.

VilaMaria et DiretorCarnavalQueijoMestreSala 1

E deixou um recado para a comunidade da agremiação: “O recado que eu deixo é para essa comunidade maravilhosa que eu peço só ajuda deles que sigamos juntos com muita alegria, muita emoção e muita energia, se Deus quiser o ano que vem 2025 estaremos no Especial” e sobre a ala musical: “O Tim continua, os da casa continuam, Tim, Igor e Dente. Daí trouxe o Fabiano Melodia, mais a Roberta Oliveira e a Karina Salles que cantava comigo lá na Mooca e vai ser um time bem legal que vai ter umas mudanças e variações de voz, contracantos. Vamos fazer a festa”.

Com o carnavalesco Eduardo Caetano, a Unidos de Vila Maria vai cantar o enredo: ‘O Planeta Terra pede socorro. É tempo de renovar e preservar’, e será a quarta escola a desfilar no domingo, dia 2 de março de 2025.