A Estácio de Sá foi a segunda agremiação a gravar no estúdio, em Marechal Hermes, para o álbum do Carnaval 2025 da Liga-RJ. Com o enredo “O Leão se engerou em encantado amazônico”, do carnavalesco Marcus Paulo, o samba da parceria de Júlio Alves traduz musicalmente a viagem do símbolo da vermelho e branco, o Leão, à Amazônia, por meio de mitos e lendas. Após sair em 2022, Serginho do Porto retorna a Estácio de Sá para acompanhar o cantor Tiganá no microfone oficial.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

Além de marcar a quarta parceria da escola com Serginho do Porto, o intérprete também é um dos autores do samba-enredo ao lado de Júlio Alves, Claudio Russo, Magrão do Estácio, Thiago Daniel, Filipe Medrado, HB, Diego Nicolau, Tinga, Adolfo Konder, Dilson Marimba e Marquinhos Beija-Flor. O cantor contou o que podemos esperar do Berço do Samba para o próximo carnaval.

gravacao estacio2025 5
Fotos: Gabriel de Souza/CARNAVALESCO

“A Estácio é uma das escolas mais antigas do carnaval. Tem uma comunidade muito forte, que canta a plenos pulmões. E quando a comunidade abraça o samba, é difícil de parar. A Estácio vem muito bem. O samba atende a escola e estamos preparando um belíssimo carnaval”, afirma Serginho.

gravacao estacio2025 4

Tiganá que, no carnaval passado, dividiu o cargo com Charles Silva, elogia a composição do novo companheiro. “A Estácio tem uma emoção própria. O samba, neste ano, é um dos melhores sambas, com certeza. É mais um samba excelente da escola”, exalta Tiganá.

gravacao estacio2025 3

Ritmo nortista presente na gravação da obra

No comanda da bateria da “Medalha de Ouro”, mestre Chuvisco conversou com a reportagem do CARNAVALESCO e explicou que a qualidade dos instrumentos é fundamental durante a gravação.

gravacao estacio2025 1

“Para mim é uma honra estar gravando mais um ano a faixa da Estácio. É uma dedicação muito grande minha e da bateria. A gente faz com um maior cuidado para ficar bom, mas, na verdade, aqui na gravação, é o samba que tem que aparecer. A gente faz de tudo para o samba ser a grande estrela”, pontua o mestre.

Chuvisco também contou sobre as melodias que a bateria irá tocar para aproximar o Rio de Janeiro com o Norte do país.

“A gente vai fazer no refrão do meio um carimbó, originado no Pará, para poder identificar um ritmo amazônico.

gravacao estacio2025 2

Em 2025, a Estácio de Sá irá se apresentar na sexta-feira de carnaval, primeiro dia de Desfiles da Série Ouro, sendo a quinta escola a cruzar a Marquês de Sapucaí.