A Porto da Pedra, paixão e orgulho de São Gonçalo, foi abandonada pela prefeitura da cidade. Após a eleição, o prefeito Capitão Nelson (PL), que foi reeleito, cortou o apoio que dava para escola de samba e também do instituto Abraço do Tigre. Veja abaixo o comunicado da escola.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

porto pedra desfile24 010
Foto: Nelson Malfacini/CARNAVALESCO

“Ao povo de São Gonçalo, comunidade e pessoas que entendem que o Carnaval é a maior manifestação cultural do país

Há 46 anos, um bloco de carnaval dava vida àquela que se tornou não somente uma escola de samba, mas uma autêntica representante do segundo maior colégio eleitoral do Estado. Ao longo deste tempo, nossa luta foi mostrar que São Gonçalo é território cultural relevante e que sua gente merece ter, para além do entretenimento, um espaço de formação de cidadania e cultura. Essa é também a função de uma ESCOLA DE SAMBA.

A Porto da Pedra, que tem como seu principal slogan “Paixão e Orgulho de São Gonçalo”, sempre foi uma agremiação que luta e exalta a cultura em seus eventos, enredos e projetos. É muito triste ver que o principal expoente cultural da nossa cidade vem sofrendo represálias, justamente porque hoje não está de mãos dadas com a prefeitura do município.

Entendemos por DEMOCRACIA, o direito de expressar o pensamento, discordar das ações e manifestar-se, desde que de forma civilizada e sem prejuízo para o semelhante. Por diversas vezes estivemos lado a lado com o poder público, porque acreditamos em propostas e trabalhamos duro para que a comunidade tenha, a partir dos projetos existentes no Instituto e na Escola, a oportunidade de capacitar-se e construir um futuro melhor.

O Carnaval é cultura e geração de emprego. O carnaval é educação, empreendedorismo e turismo. São Gonçalo está neste mapa porque o Tigre ruge alto. Cortar verbas de um projeto que acontece de forma real, que é importante para toda uma comunidade, não é JUSTO, nem tampouco DEMOCRÁTICO.

Interromper sonhos, possibilidades de emprego e melhor qualidade de vida de centenas de pessoas, não é, em nosso entendimento, a melhor forma de fazer política.

Para informação de todos, a PREFEITURA cortou as verbas do Instituto Abraço do Tigre, além de não haver selecionado dois projetos propostos pela escola e pelo instituto no último edital. Não queremos pensar que isso se trata de uma razão política, por isso, gostaríamos de uma resposta CLARA sobre o assunto. Ressaltamos que nossa prestação de contas está em dia e com todas as atividades comprovadas, não havendo razão, portanto, para tal atitude

Aos nossos alunos e comunidade, deixamos aqui a certeza de que a PORTO DA PEDRA seguirá levando o nome do nosso município de forma digna a todo e qualquer lugar onde se apresente. Nossa escola não tem partido, mas deve ser respeitada por toda e qualquer pessoa que se comprometa nas urnas a fazer com que São Gonçalo seja um município digno”.

A Liga-RJ, que comanda a Série Ouro, também se posicionou e defendeu a Porto da Pedra. Veja: “A Liga RJ manifesta seu total apoio à escola de samba Unidos do Porto da Pedra, que recentemente foi surpreendida pela não contemplação na seleção da Lei Aldir Blanc promovida pela Prefeitura de São Gonçalo, após ter sido previamente classificada.

A Liga RJ é solidária com a sua filiada e considera fundamental que os critérios utilizados para desclassificação sejam transparentes e alinhados com os princípios da justiça e da imparcialidade, garantindo que não haja motivações políticas na decisão.

Reiteramos nossa confiança no diálogo e na transparência como pilares para resolver esta situação, valorizando o esforço contínuo das escolas de samba em promover e enriquecer a cultura”.