Fundamentais ao carnaval não apenas carioca como o de todo o país, os diretores e diretoras de Harmonia agora terão uma data para chamar de sua, no calendário oficial do Estado. Isso porque a deputada estadual Dani Balbi (PCdoB) aprovou, em primeira discussão, o projeto de lei 2350/2023, que estabelece o dia 25 de novembro como o Dia das Diretoras e Diretores de Harmonia das Escolas de Samba do Estado do Rio de Janeiro. O projeto seguiu para sanção do governador Cláudio Castro.
* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp
“As diretoras e diretores de Harmonia das Escolas de Samba do Estado do Rio de Janeiro são peças fundamentais na logística dos desfiles no carnaval. Além disso, são responsáveis pela execução do planejamento montado pelas escolas desde a escolha de samba até o fim do desfile, ajudando a retirar as alegorias da dispersão”, afirmou a deputada Dani Balbi na justificativa do projeto.
“São eles os principais atores quando a Escola de Samba já está pronta para avenida, pois são os responsáveis pela verificação das fantasias, se elas estão em conformidade e organizam as alas para que os movimentos sejam coordenados e que a Escola passe no tempo correto e que o canto dos componentes seja uniforme”, acrescentou.
A data escolhida foi definida pela Associação Recreativa dos Diretores de Harmonia das Escolas de Samba do Estado do Rio de Janeiro (ASSORDHESERJ) por ficar entre do dia do Casal de Mestre Sala e Porta Bandeira (24/11) e o aniversário de um dos maiores diretores de harmonia, Mestre Fuleiro (27/11) ex-diretor do Império Serrano, onde atuou por quatro décadas.