A São Clemente definiu na madrugada deste sábado, em final realizada na quadra, juntar duas parcerias para escolher o samba-enredo para o Carnaval 2025. Vão assinar a obra os compositores Lucas Thyerry, Gabrielzinho Poeta, Gabriel Ribeiro, Leonardo Bessa, Alexandre Araújo, Henrique Figueira, Rodrigo Telles, Edu da Cuíca, Rodrigo Gauz, João Pedro Figueira, Patrick Soares, Duda SG, Rod Torres, Paulo Beckham. A escola levará para Marquês de Sapucaí “A São Clemente dá voz a quem não tem”. A proposta da escola é defender a causa animal. Ressaltando como é fundamental adotar animais e lutar contra os maus tratos.
“Depois de 24 anos eu venho voltar a ganhar um samba na minha escola, que eu tenho um carinho muito grande e gratidão enorme pela São Clemente. Depois de 24 anos, voltar a ganhar um samba aqui é uma alegria e satisfação, e ainda mais um enredo tão importante falando sobre os animais. Eu sou pai de pet, sou apaixonado por animais, e foi isso que me envolveu a fazer esse samba”, contou o compositor Leonardo Bessa.
“Ganhar o samba é sempre uma emoção, e ainda mais eu, que sou nascido e criado em Botafogo, o bairro de origem da escola. Ganhei a primeira vez há 12 anos e conquisto agora novamente. Na São Clemente eu me sinto em casa e isso é muito bom”, comentou o compositor Gabrielzinho Poeta.
O compositor Alexandre Araújo procurou o CARNAVALESCO e falou do resultado e da vitória na sua escola de coração. “Foi uma decisão que nos surpreendeu, mas respeitamos a decisão da escola. Parabens aos parceiros por mais uma vitória. Pela primeira vez ganho um samba com junção, foi uma vitoria com gosto diferente, mas uma vitória, a quinta na minha escola. Que a São Clemente faça um grande desfile. Parabens a outra parceria, capitaneada pelo Bessa”.
Em entrevista ao CARNAVALESCO, o presidente Renatinho revelou o que é possível esperar do desfile da São Clemente em 2025.
“É diferente, o enredo é uma coisa bem comunicativa. Trouxemos o Mauro (Leite, carnavalesco). Ele é um presente da Rosa Magalhães para gente. Ela ficou 30 anos com ele”.
Ao falar com o CARNAVALESCO, o artista Mauro Leite prometeu surpresas para o desfile da São Clemente em 2025.
“Eu acho que o povo pode esperar algumas surpresas. É aparentemente simples, na verdade, tem um lado complexo. A Rosa me indicou para fazer o carnaval da São Clemente e ela faleceu no dia que eu fui contratado. Eu não sei se foi um presente, mas eu acho que é uma coisa do destino. Eu trabalhei com ela 37 anos e espero poder honrar esse legado que ela deixou. As pessoas podem esperar da São Clemente, um desfile emocionante”.
O diretor de carnaval, Leandro Azevedo, contou como está o trabalho na escola, sobre o samba e a expectativa para o desfile do ano que vem.
“A São Clemente é uma escola gigante. A gente sempre espera o melhor, todo clementiano espera o melhor da sua própria escola, da própria diretoria. A esperança que a gente tem é de fazer um belo carnaval no nível do nome que a São Clemente carrega por esses mais de 60 anos de escola. O samba é praticamente 50% para mais do desfile, porque um bom samba-enredo acaba emocionando também, ele empolga, alegra e mexe. Nosso enredo é atual, porque a gente vê muito os maus-tratos aos animais. A gente está dando voz realmente aos animais no nosso enredo, é crítico, não é caricato, é para a gente raciocinar, parar e pensar que aquele animalzinho indefeso que não pode falar precisa da gente, precisa de cuidados”.
Comandante da “Fiel Bateria”, mestre Bruno Marfim fez um balanço do desfile de 2024 e comentou o que esperar do ritmo clementiano em 2025.
“Saldo completamente positivo. Primeiro ano, estreando na Série Ouro. Comecei com o pé direito, nota máxima. Trabalhamos oito meses do início até o desfile. Fomos contemplados com a nota máxima. O meu trabalho funciona em cima do samba. Eu costumo valorizar o samba, a melodia, e todos os arranjos que eu faço”.
Recém-contratado pela São Clemente, o intérprete Rafael Tinguinha abordou o trabalho na escola e a relação com a bateria clementiana.
“São Clemente é uma escola maravilhosa, de chão e de muita tradição. É uma oportunidade e uma satisfação enorme. A relação com a bateria é ótima. Já tinha uma amizade de antes com o mestre, fica mais fácil, já estamos conversando muitas coisas. Temos algumas coisas diferentes, tenho certeza que vai dar certo, a parceria é muito boa”.
O casal de mestre-sala e porta-bandeira fez um balanço da parceria.
“A Thais é uma pessoa muito boa de trabalhar, a gente tem uma boa interação. A nossa construção esta sendo bem progressiva. A gentre tem trabalhado muito, ensaiado muito, ate porque somos um casal novo. Espero que seja um desfile muito comovente, que mexa bastante com as pessoas, sim, e que a gente faça um grande desfile com o que tiver que ser feito”.
“Complementando o que o Alex disse, ele me recebeu muito bem e eu estou super a vontade aqui na São Clemente, para poder condtruir um trabalho solido, conquistar as notas, e eu estou muito feliz com essa parceria, e acredito que vai dar muito certo, como já esta dando. Nosso enredo é uma causa muito importante, muito nobre. Todo mundo tem um animalzinho que ama. Acredito que cada um vai levar esse amor para a avenida, sinalizou a porta-bandeira”.
Campeão na comissão de frente
Após o título em 2024 com a Unidos de Padre Miguel na Série Ouro, o coreógrafo David Lima chega na São Clemente para comandar a comissão de frente. Ele falou sobre o enredo de 2025 e como está o trablho.
“O que eu fiz na UPM, de colocar a escola no Grupo Especial é a minha pretensão agora fazer com a São Clemente também. Eu me emocionei muito essa semana vendo todo o contexto da escola, os figurinos, a reprodução. Nós já tivemos três temas para essa comissão que estão sendo estudados. E eu tenho certeza que essa semana nós vamos fechar um dos melhores temas e vamos levar uma surpresa bacana para a avenida”.
Letra o samba de 2025 da São Clemente
Compositores: Lucas Thyerry, Gabrielzinho Poeta, Gabriel Ribeiro, Leonardo Bessa, Alexandre Araújo, Henrique Figueira, Rodrigo Telles, Edu da Cuíca, Rodrigo Gauz, João Pedro Figueira, Patrick Soares, Duda SG, Rod Torres e Paulo Beckham.
São Francisco abençoa
Um grito ecoa no meu coração
Pelos animais clamo em prece
O carinho a quem merece Muito mais que estimação
No lar de felicidade
Alegria e paz… cumplicidade
Te aperto em meus braços
Vou seguindo seus passos
Meu companheiro onde quer que eu và
É Preto É Caramelo
Teu afeto curador
Vira lata corre e brinca
Livre como um sonhador
Pelas ruas a vagar…
Um cão sem dono
Anjo sem asas à procurar…
Um lugar onde o medo não faça morada
Longe do homem tão cruel
E que a maldade seja abandonada
Respeitar é resgatar dignidade
Em doses de humanidade
Cuidar e proteger (Como eu amo você)
ONDE HOUVER FOME, EU LEVO ESPERANÇA
ONDE HOUVER TRISTEZA, QUE EU LEVE A FÉ
PRO BEM-VIVER EU SOU A VOZ PRO AMOR VENCER
São Clemente vai na raça
Brasileiro, vira-lata, o povo te adotou
Fiel companheiro, no escuro me guia, és minha luz
Teu olhar é o que me seduz