A São Clemente definiu na madrugada deste sábado, em final realizada na quadra, juntar duas parcerias para escolher o samba-enredo para o Carnaval 2025. Vão assinar a obra os compositores Alexandre Araújo, Henrique Figueira, Rodrigo Telles, Edu da Cuíca, Rodrigo Gauz, João Pedro Figueira, Patrick Soares, Duda SG, Rod Torres, Paulo Beckham. A escola levará para Marquês de Sapucaí “A São Clemente dá voz a quem não tem”. A proposta da escola é defender a causa animal. Ressaltando como é fundamental adotar animais e lutar contra os maus tratos. A nossa equipe tentou falar com a parceria de Alexandre Araújo, mas após o resultado eles não quiseram dar entrevista para imprensa.

saoclemente final25 1

“Depois de 24 anos eu venho voltar a ganhar um samba na minha escola, que eu tenho um carinho muito grande e gratidão enorme pela São Clemente. Depois de 24 anos, voltar a ganhar um samba aqui é uma alegria e satisfação, e ainda mais um enredo tão importante falando sobre os animais. Eu sou pai de pet, sou apaixonado por animais, e foi isso que me envolveu a fazer esse samba”, contou o compositor Leonardo Bessa.

“Ganhar o samba é sempre uma emoção, e ainda mais eu, que sou nascido e criado em Botafogo, o bairro de origem da escola. Ganhei a primeira vez há 12 anos e conquisto agora novamente. Na São Clemente eu me sinto em casa e isso é muito bom”, comentou o compositor Gabrielzinho Poeta.

Em entrevista ao CARNAVALESCO, o presidente Renatinho revelou o que é possível esperar do desfile da São Clemente em 2025.

saoclemente final25 4

“É diferente, o enredo é uma coisa bem comunicativa. Trouxemos o Mauro (Leite, carnavalesco). Ele é um presente da Rosa Magalhães para gente. Ela ficou 30 anos com ele”.

Ao falar com o CARNAVALESCO, o artista Mauro Leite prometeu surpresas para o desfile da São Clemente em 2025.

saoclemente final25 5

“Eu acho que o povo pode esperar algumas surpresas. É aparentemente simples, na verdade, tem um lado complexo. A Rosa me indicou para fazer o carnaval da São Clemente e ela faleceu no dia que eu fui contratado. Eu não sei se foi um presente, mas eu acho que é uma coisa do destino. Eu trabalhei com ela 37 anos e espero poder honrar esse legado que ela deixou. As pessoas podem esperar da São Clemente, um desfile emocionante”.

O diretor de carnaval, Leandro Azevedo, contou como está o trabalho na escola, sobre o samba e a expectativa para o desfile do ano que vem.

saoclemente final25 2

“A São Clemente é uma escola gigante. A gente sempre espera o melhor, todo clementiano espera o melhor da sua própria escola, da própria diretoria. A esperança que a gente tem é de fazer um belo carnaval no nível do nome que a São Clemente carrega por esses mais de 60 anos de escola. O samba é praticamente 50% para mais do desfile, porque um bom samba-enredo acaba emocionando também, ele empolga, alegra e mexe. Nosso enredo é atual, porque a gente vê muito os maus-tratos aos animais. A gente está dando voz realmente aos animais no nosso enredo, é crítico, não é caricato, é para a gente raciocinar, parar e pensar que aquele animalzinho indefeso que não pode falar precisa da gente, precisa de cuidados”.

Comandante da “Fiel Bateria”, mestre Bruno Marfim fez um balanço do desfile de 2024 e comentou o que esperar do ritmo clementiano em 2025.

saoclemente final25 3

“Saldo completamente positivo. Primeiro ano, estreando na Série Ouro. Comecei com o pé direito, nota máxima. Trabalhamos oito meses do início até o desfile. Fomos contemplados com a nota máxima. O meu trabalho funciona em cima do samba. Eu costumo valorizar o samba, a melodia, e todos os arranjos que eu faço”.

Recém-contratado pela São Clemente, o intérprete Rafael Tinguinha abordou o trabalho na escola e a relação com a bateria clementiana.

saoclemente final25 8

“São Clemente é uma escola maravilhosa, de chão e de muita tradição. É uma oportunidade e uma satisfação enorme. A relação com a bateria é ótima. Já tinha uma amizade de antes com o mestre, fica mais fácil, já estamos conversando muitas coisas. Temos algumas coisas diferentes, tenho certeza que vai dar certo, a parceria é muito boa”.

O casal de mestre-sala e porta-bandeira fez um balanço da parceria.

saoclemente final25 7

“A Thais é uma pessoa muito boa de trabalhar, a gente tem uma boa interação. A nossa construção esta sendo bem progressiva. A gentre tem trabalhado muito, ensaiado muito, ate porque somos um casal novo. Espero que seja um desfile muito comovente, que mexa bastante com as pessoas, sim, e que a gente faça um grande desfile com o que tiver que ser feito”.

“Complementando o que o Alex disse, ele me recebeu muito bem e eu estou super a vontade aqui na São Clemente, para poder condtruir um trabalho solido, conquistar as notas, e eu estou muito feliz com essa parceria, e acredito que vai dar muito certo, como já esta dando. Nosso enredo é uma causa muito importante, muito nobre. Todo mundo tem um animalzinho que ama. Acredito que cada um vai levar esse amor para a avenida, sinalizou a porta-bandeira”.

Campeão na comissão de frente

Após o título em 2024 com a Unidos de Padre Miguel na Série Ouro, o coreógrafo David Lima chega na São Clemente para comandar a comissão de frente. Ele falou sobre o enredo de 2025 e como está o trablho.

“O que eu fiz na UPM, de colocar a escola no Grupo Especial é a minha pretensão agora fazer com a São Clemente também. Eu me emocionei muito essa semana vendo todo o contexto da escola, os figurinos, a reprodução. Nós já tivemos três temas para essa comissão que estão sendo estudados. E eu tenho certeza que essa semana nós vamos fechar um dos melhores temas e vamos levar uma surpresa bacana para a avenida”.

Letra o samba de 2025 da São Clemente

Compositores: Lucas Thyerry, Gabrielzinho Poeta, Gabriel Ribeiro, Leonardo Bessa, Alexandre Araújo, Henrique Figueira, Rodrigo Telles, Edu da Cuíca, Rodrigo Gauz, João Pedro Figueira, Patrick Soares, Duda SG, Rod Torres e Paulo Beckham.

São Francisco abençoa
Um grito ecoa no meu coração

Pelos animais clamo em prece
O carinho a quem merece Muito mais que estimação

No lar de felicidade
Alegria e paz… cumplicidade
Te aperto em meus braços
Vou seguindo seus passos
Meu companheiro onde quer que eu và

É Preto É Caramelo
Teu afeto curador
Vira lata corre e brinca
Livre como um sonhador

Pelas ruas a vagar…
Um cão sem dono
Anjo sem asas à procurar…
Um lugar onde o medo não faça morada
Longe do homem tão cruel
E que a maldade seja abandonada
Respeitar é resgatar dignidade
Em doses de humanidade
Cuidar e proteger (Como eu amo você)
ONDE HOUVER FOME, EU LEVO ESPERANÇA
ONDE HOUVER TRISTEZA, QUE EU LEVE A FÉ
PRO BEM-VIVER EU SOU A VOZ PRO AMOR VENCER

São Clemente vai na raça
Brasileiro, vira-lata, o povo te adotou
Fiel companheiro, no escuro me guia, és minha luz
Teu olhar é o que me seduz