O último domingo foi de apresentações na quadra da Águia de Ouro, a começar pela coroação da nova rainha Renata Spallicci que retorna ao carnaval após superar um câncer no intestino. O muso Igor Maxilimiano também foi apresentado para a comunidade da Pompeia. A agremiação será a primeira escola do sábado, dia primeiro de março, e com o enredo: “Em Retalhos de cetim, a Águia de Ouro do jeito que a vida quer”, uma homenagem para o artista Benito di Paula.
A empresária era a rainha da Barroca Zona Sul em 2022, mas vinha sofrendo com a saúde, até descobrir um câncer no intestino. Superou a doença em 2023, portanto ficou ausente do carnaval entre 2023 e 2024. Sobre a sua história no carnaval paulistano, Renata contou para o CARNAVALESCO.
“Comecei no Tatuapé, inclusive, o Edu meu antigo presidente estava aqui. Eu fiquei muito feliz com a presença dele, sou muito grata, porque ele me abriu as portas no carnaval. Então essa vinda dele aqui significa muito para mim. Depois eu tive a oportunidade de ser rainha na Barroca, foi maravilhoso, foram anos muito felizes da minha vida. E eu saí por problemas de saúde, eu estava ficando doente toda hora. Sou atleta, fui atleta profissional, então algo que ficar doente não fazia parte da minha agenda de vida e eu sabia que tinha alguma coisa errada. E aí um ano depois eu acabei descobrindo um câncer no intestino o ano passado, graças a Deus me curei. Estou voltando para o carnaval primeiro nesta casa que eu desejei muito estar aqui muito e coroando esse momento de cura, de renascimento. Um ano depois, que o primeiro ano é conturbado, levei um tempo para me recuperar. Você pode ver que eu estou pura emoção?”
O contato da nova rainha com a Águia de Ouro foi acontecendo ao longo dos últimos dias com churrasco com a bateria e também visita da escola em sua empresa familiar.
“Olha, da primeira vez que eu pisei nessa quadra, eu senti uma coisa assim inexplicável. E conforme eu fui tendo contato, conheci o presidente Sidnei, conheci a Jacqueline e depois conheci o pessoal da bateria.. E foi um namoro que foi acontecendo e a oportunidade veio, eu sou muito grata. Tive sim esse momento com a minha bateria, foi algo que eu pedi. Falei que eu quero conhecer a minha bateria antes da coroação e a gente teve esse momento. Depois tiveram outros, eu consegui vir em ensaio a gente teve outros momentos juntos”.
Em nova fase da vida e da carreira, Renata revelou o que podemos esperar dela como rainha: “Estarei com todos, no chão com a galera, abraçando, beijando, cativando, sou muito carinhosa. Gosto de receber o carinho deles também”, complementou ela falou sobre a importância do reinado: “Acho que a rainha com toda essa representatividade que a gente tem é justamente isso. É abraçar a comunidade, é estar com todo mundo, engajar, participar. E é isso que eu vou fazer”.
Em conversa com o CARNAVALESCO, ela confidenciou que já tem fantasia apresentada pelo carnavalesco André Machado.
“Eu já tenho a fantasia. O André já me entregou o desenho da minha fantasia e é uma joia, é a coisa mais linda. Assim, nossa, ele desenhou ali para mim mesmo”.
Escritora e empresária, Renata Spallicci contou um pouco de como ela é fora do carnaval: “Sou uma menina mulher já com quase 43 anos, muito sonhadora, muito trabalhadora. Gosto muito de trabalhar. Acho que Deus me deu um privilégio, eu tenho a missão de ser a terceira geração de uma empresa familiar. Honro muito essa oportunidade e tento fazer isso com todo o meu amor, com todo o meu carinho como tudo que eu faço. Aqui também vai ser com todo o meu amor, com todo o meu carinho”.
O mestre da bateria há trinta e três anos, Juca ressaltou a nova rainha da “Batucada da Pompeia”: “A Renata foi uma grata surpresa. Foi o que o presidente falou, a humildade dela, o caráter dela. Muita gente torceu o nariz. Principalmente a rede social e tudo… Mas depois que a bateria, a comunidade, conheceu ela… Ela é sensacional, uma pessoa do bem, super gente boa”.
O presidente Sidnei Carriuolo seguiu elogios para a nova rainha da Águia de Ouro e frisou: “A Renata é uma pessoa diferenciada. Uma mulher muito especial, carisma grande, coração enorme e a nossa cara. Essa é a verdade, ela é a nossa cara. E eu espero que ela seja feliz aqui, e a gente seja feliz com ela. Estamos apostando muito nisso e estamos acreditando também muito nisso”.
No palco, a nova rainha recebeu homenagem das musas da escola, inclusive, um texto lido pela musa Marina Franco citou a superação do câncer, e o momento de renascimento na vida e no carnaval, emocionando Renata. Um dos pontos frisados no palco foi sobre a boa relação da nova rainha com o quadro de musas.
Após coroação no palco, pediu licença para Douglinhas Aguiar, intérprete muito querido na comunidade, para puxar em conjunto o seu bordão: ‘tá todo mundo aí’. Ao descer para a bateria, um momento marcante foi toda a bateria ajoelhar para a rainha sambar no meio da “Batucada da Pompeia”.
Novo muso, Igor Maximiliano, também foi apresentado
O muso da Império Serrano no Rio de Janeiro, mas com história no carnaval de São Paulo, se junta ao time de musos e musas da Águia de Ouro para o desfile de 2025. E contou um pouco sobre sua trajetória ao site CARNAVALESCO.
“Comecei na Leandro de Itaquera na ala das Crianças em 2001, depois fui para a Nenê de Vila Matilde ala de passo marcado e logo em seguida fui para Vai-Vai ser comissão de frente. Depois do Vai-Vai fiquei na X9 durante 10 anos na minha vida. Tive a oportunidade de ser chamado para ser muso do Império Serrano, deu tudo certo continuo lá para o Carnaval 2025. E tem uma surpresa, o Águia de Ouro é a primeira de sábado e a Império Serrano é a última de sábado. Uma em São Paulo e a outra no Rio, vamos dar um jeito”.
Igor Maximiliano recebeu convite da escola para retornar ao carnaval paulistano, e resolveu aceitar, mas tem um desafio no sábado de carnaval: “Atual muso agora do Águia de Ouro, mas antes de estar aqui eu era um antigo muso da X-9 Paulistana e fiquei lá durante 10 anos aí veio época da Covid. E nós infelizmente não conseguimos conciliar uma coisa com a outra. E aí teve esse probleminha de quando voltaram as datas eram na mesma data e aí acabou não conciliando e quando eu voltei esse retorno foi um convite da Jacque, do presidente Sidnei, né? E foi uma retomada porque eu tenho uma história aqui, mas continuo no carnaval carioca, continuo sendo muso do Império Serrano, mas ao mesmo tempo eu queria voltar para onde eu comecei, para onde criei destaque, para onde criei um nome. Com muita humildade, acho que eu ainda tenho muito o que contribuir. Acabei voltando e agora no Águia de Ouro”.
Sobre o look que mostrou empolgação ao receber das mãos do carnavalesco André Machado, resumiu: “É um look diferenciado, diferenciado”, mas não deu spoilers.
Homenageando o artista Benito Di Paula, a Águia de Ouro será a primeira escola no sábado de carnaval, cantando “Em Retalhos de cetim, a Águia de Ouro do jeito que a vida quer”.
Veja abaixo mais imagens