A Inocentes de Belford Roxo começa nesta quarta-feira, a partir das 19h, na quadra de ensaio da agremiação, na Avenida Boulevard, 1741, no bairro São Vicente, a aula inaugural da 15ª oficina de percussão “A procura da cadência perfeita”, coordenada pelo mestre de bateria Washington Paz. Os alunos aprendem com professores especializados a tocar diversos instrumentos, tais como: tantan, tamborim, chocalho, surdo de marcação, agogô, reco-reco, caixa de guerra, cuíca, repique e pratos. As inscrições para o curso são gratuitas e realizadas às quartas-feiras, das 19h às 22h. Podem se inscrever pessoas de qualquer sexo e idade. É só levar xerox da identidade, comprovante de residência e uma foto 3X4. Podem participar das aulas alunos iniciantes e também os que tenham algum domínio de instrumentos para aprimoramento. Não é preciso ter instrumento para participar do curso.
A escolinha é um projeto social gratuito da Inocentes criado pelo mestre Washington com o objetivo de formar ritmistas da comunidade e também tirar da ociosidade crianças através da música. Alguns muitas vezes não têm voz onde vivem, não têm residência ou dependem de favores dos outros. A mudança começa quando frequentam as aulas e recebem todo apoio dos ritmistas, da diretoria e do presidente de honra Reginaldo Gomes. Logo que aprendem a tocar um instrumento, passam a gerar seu sustento com shows, fazendo parte de bandas, grupos musicais ou escolas de samba.
“Gostaria de dizer que o projeto não é só para crianças e adolescentes é para os mais velhos também, pessoas adultas e da terceira idade de todos os sexos, desde que queiram aprender”, disse o comandante da bateria da Inocentes de Belford Roxo, Washington Paz.
A rainha de bateria, Darlin Ferratty, mãe da cantora Lexa, com sua beleza e simpatia, deverá estar presente na primeira aula. A oficina de percussão “A procura da cadência perfeita” está incluída no conjunto de atividades grátis na quadra da agremiação, intitulada “Inocentes em movimento”.