A Casa da Tia Ciata, na Zona Portuária do Rio de Janeiro, foi invadida e objetivos foram roubados. Veja abaixo o pronunciamento do espaço.

“Ontem a equipe da Casa da Tia Ciata encontrou o espaço revirado, com itens faltando (dinheiro da caixa de doação incluso) e sinais de invasão. Já realizamos todo o protocolo formal de registro de ocorrência, mas trazemos esse triste fato para levantar alguns pontos:

– A nossa região da Pequena África tem sofrido com violências variadas, que vão de furtos e assaltos a invasões. Precisamos que o poder público olhe para esse território de potência com o cuidado necessário, trabalhando sempre em conjunto para pensar ações que interrompam o ciclo de violências na cidade na sua raiz.

– ⁠A quem interessa invadir e roubar os poucos itens de valor físico de uma instituição cultural que batalha diariamente para manter ações de manutenção do legado afrobrasileiro na cidade?

– ⁠Como conseguimos proteger nosso patrimônio de forma eficaz se estamos lutando para manter o mínimo de nossas ações?

São muitas questões, uma tristeza inegável mas muita vontade de seguir realizando nosso propósito. Nossa equipe está bem, ninguém presenciou esse ato, mas seguimos atentos e de braços abertos para apoios que nos ajudem a reforçar a segurança e seguir com dignidade no nosso propósito.

Hoje a Casa está fechada por conta do acontecimento e da previsão de chuva, fiquem seguros”.