InícioSão PauloSérie Barracões: Voltando ao Grupo de Acesso I, Torcida Jovem já almeja...

Série Barracões: Voltando ao Grupo de Acesso I, Torcida Jovem já almeja vaga no Grupo Especial

Escola irá homenagear o povo africano bantu. Diretor artístico aposta nas alegorias e força da comunidade

Finalmente um grande sonho alvinegro se tornou realidade. Após uma curta passagem pelo Grupo de Acesso em 2011, a Torcida Jovem ficou anos no antigo chamado ‘Grupo 1-Uesp’, onde bateu na trave várias vezes para voltar à segunda prateleira do carnaval paulistano. Também, em 2022, já com todas as escolas da terceira divisão integrada à Liga-SP, a Jovem novamente quase conseguiu o acesso, ficando atrás de Nenê e Peruche. As três brigaram fortemente na apuração àquela época.

jovem barracao24 4

Entretanto, naquela oportunidade, já havia indícios de que a escola alvinegra estava em uma crescente como uma escola que logo alcançaria os seus objetivos. Em uma apuração que imaginávamos ser acirrada no Grupo de Acesso em 2023, a oriunda santista nadou de braçadas e conquistou o título e, consequentemente, a vaga para o Grupo de Acesso I.

A reportagem do site CARNAVALESCO visitou o barracão da agremiação e conversou com Fernando Dias, integrante da comissão artística e um dos responsáveis pelo projeto de carnaval que a escola levou para si.

Vale destacar que a Torcida Jovem historicamente tem bastante enredos afros. Nesta volta ao Acesso I não será diferente – “Raiz afro mãe, meu Brasil bantu”, é o título do tema da entidade.

O tema da Jovem foi decidido internamente, pela própria diretoria e pelo pesquisador Marcelo Caverna, que é um grande conhecido do carnaval paulistano, também por ser mestre de bateria da escola. “O enredo conta a história dos escravos, que é o povo bantu. Eles vieram da África, escravizados através do europeu em troca de mercadorias e sendo vendidos para os senhores de engenho. Aos poucos eles foram conquistando a sua liberdade, o seu espaço e voltando a se tornar reis e rainhas como eram na África”, explicou Fernando Dias.

Importância da cultura

Perguntado sobre o que é mais alucinante nesse enredo, na opinião de Fernando é a cultura. O artista gosta de comunicar ao povo enredos históricos, além de entender o que ocorreu para chegarmos aqui. “O que me fascina é a cultura. É muito legal trazer enredos históricos e culturais para as pessoas conhecerem mais. E também desenvolver este projeto. Cada vez que ele começa a ganhar corpo, ganhar vida, a gente se apaixona muito mais e começa a entender muito mais lá atrás a nossa história, o que foi passado e o que aconteceu”, disse.

jovem barracao24 5

Diferencial na matriz africana

Há uma demanda muito grande de enredos ligados à matriz africana no Grupo de Acesso I. das oito agremiações, seis delas têm fortes ligações. Contudo, de acordo com Fernando, a riqueza do tema e a garra da comunidade podem ser os diferenciais no desfile. “Todas as outras escolas buscaram um enredo afro e estão trazendo a cultura. A Jovem foi por esse lado e eu vejo um grande diferencial no projeto e na própria comunidade que aceitou esse tema afro. Nós temos, talvez, o melhor samba do Acesso I e a comunidade está cantando e abraçou. o grande diferencial vai estar nesse projeto. A garra e o desenvolvimento que eles abraçaram. Nosso enredo é muito rico nesse aspecto da cultura”, declarou.

jovem barracao24 3

Voltando para a escola

Dias afirma que a volta para a Torcida Jovem está sendo benéfica e está encontrando uma escola bastante organizada e com uma diretoria que tem pensamentos melhores para o desenvolvimento de um carnaval. “Para mim está sendo gratificante depois de sete anos estar voltando para a Torcida Jovem. Eu passei aqui como carnavalesco e a convite da diretoria estou retornando. O grande diferencial da minha participação aqui é legal por ter uma nova diretoria com um novo pensamento. Tanto que eles foram campeões e estão voltando para o Acesso I. Eu sempre acreditei que a Jovem tem força e é só saber usar ela para poder chegar onde a gente quer, que é o Grupo Especial. Para nós, artistas, é muito gratificante pegar a escola com essa vontade”, comentou.

jovem barracao24 1

Beleza estética

Indo ao barracão é inegável ver que a escola está investindo bastante nas alegorias. O cuidado com o acabamento de todas está sendo primoroso. O otimismo reina internamente, e com Fernando não é diferente. “O Acesso I é um grupo que antecede ao Grupo Especial, então se deve ter mais ou menos o mesmo nível. A Jovem vem com isso, com fantasias luxuosas, alegorias grandes, bem acabadas, montadas e preenchidas. Porque se a gente conseguir chegar lá, eu acredito muito nisso, não vai sofrer tanto. Está bem legal isso. Quando o conjunto chegar na avenida, vai surpreender muita gente”, afirmou.

jovem barracao24 2

Ficha técnica
1000 componentes
3 alegorias
Diretor de barracão – Paulo Roberto
Trabalho de pesquisa – Marcelo Caverna

- ads-

Capitão Guimarães revela possibilidade de todos ensaios técnicos para 2026 na Sapucaí com sistema de som oficial

Durante participação no podcast "Só se for agora", de Jorge Perlingeiro, na última segunda-feira, o ex-presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa)...

Arranco anuncia renovação com a carnavalesca Annik Salmon

O Arranco anunciou a manutenção da carnalesca Annik Salmon para o desfile de 2026. Veja o texto da escola: "ELA FICA, BRASIL! 💙✨ * Seja...

Unidos da Tijuca anuncia renovação com o casal Matheus e Lucinha

A Unidos da Tijuca anunciou nesta quinta-feira a renovação do casal de mestre-sala e porta-bandeira, Matheus e Lucinha. Veja abaixo o texto da escola. *...