A Portela agora tem um mascote para chamar de seu, idealizado pelo vice-presidente, Júnior Escafura, a mais nova componente da Portela fez sua estreia e se apresentou com a escola no ensaio técnico. O primeiro elemento que remete à Portela é a águia, símbolo mor e marca registrada da escola. Que desde sempre traz a ave em seu abre-alas, deixando todos os seus torcedores ansiosos para saber como ela irá vir no próximo carnaval.

majestosa
Fotos: Guibsom Romão/CARNAVALESCO

Após diversas águias icônicas, como a águia redentora de 2015, a águia que segurava o pavilhão pelas garras em 2017 e a águia folia de 1995, a Portela apresenta a águia em forma de mascote. A ideia partiu do vice-presidente da escola, que visou atender uma demanda dos portelenses apaixonados.

“A Portela, tem uma legião de apaixonados, nada mais justo que a nossa águia, que é o nosso símbolo do carnaval, ser representado no mascote”, conta Escafura.

O mascote da Azul e Branco de Oswaldo Cruz e Madureira se junta ao time seleto de mascotes icônicos do carnaval, formado pelo Castorzinho, da Mocidade Independente, pelo Sabiá, do Salgueiro, o Reizinho, do Império Serrano, e o Tigrão da Porto da Pedra. Além de personificarem um símbolo da escola, esses mascotes são ativos nas ações e nas redes das agremiações, encantando e divertindo todas as gerações.

“É muito bacana, o carnaval precisa disso. Precisa dessa interação, as escolas cada vez fazendo mais ações juntas. Isso é ótimo, agrega muito ao carnaval”, comenta o vice-presidente da Portela e idealizador do mascote.

majestosa2

O mascote da Portela não é o primeiro, mas é a primeira, pois é a primeira mascote feminina das escolas de samba. A agremiação que traz, esse ano, um enredo sobre o matriarcado e a potência feminina, sempre apresentou nas redes o projeto de uma mascote feminina, diversos nomes foram propostos, como, Portelinha, Telinha, Dedé, Dodôzinha, Pepê, Tetela, Suriquinha, Altaneira, Vilminha e Monarca, a grande maioria deles fazendo referência a mulheres importantes para a escola. No entanto, Majestosa foi o nome escolhido pelos torcedores.

“A escolha do nome foi por votação, o público que escolheu, e aí ficou Majestosa. Um nome que eu acho maravilhoso, a Portela é isso, a Portela gosta de ter alcunha de majestade, então está aí a nossa majestosa”, revela Escafura.

A Majestosa encantou a todos quando passou pela Sapucaí com a Portela no ensaio técnico, porém, não teve a identidade revelada. Será que a identidade da Majestosa será um mistério eterno, assim como é a próxima águia do abre-alas da Portela?