Pela primeira vez, na Marquês de Sapucaí, cada escola de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro, terá o controle total do sistema de iluminação de toda Avenida nos desfiles de 2024. Desde o fim do ano passado, as escolas estão em contato com a equipe que opera o sistema e nos próximos dias vão testar oficialmente, principalmente, em seus tripés e integrantes da comissão de frente. Nos dois últimos anos, a iluminação vem sendo utilizada na Avenida, mas com reclamações dos artistas e do público. Agora, o clima na maioria das escolas de samba é de encantamento com uma possibilidade artística.
A iluminação de LED que combina cores e luzes ritmadas com as baterias, alegorias e fantasias, promete ser um destaque em todas as escolas de samba deste ano. Além da comissão de frente, as escolas preparam projetos que vão integrar todo o desfile com o novo sistema de iluminação da Marquês de Sapucaí. Diferentemente do que é especulado nas redes sociais, esse ano nada será “feito de orelhada”, pelo contrário, cada agremiação terá autonomia para realizar o que desejar durante o seu desfile.
Todos os testes, que vão ser realizados nos próximos dias, sempre no horário da madrugada, será acompanhado pela equipe comandada por Césio Lima, uma das principais referências no país em iluminação. Para isso, foi montado um centro de controle no setor 10 da Marquês de Sapucaí.
Em matéria publicada pelo jornal O Globo e confirmada pelo site CARNAVALESCO é garantido que os setores das arquibanacada não vão ficar totalmente sem iluminação entre um desfile e outro. Ao longo das cabines dos jurados, localizadas nos setores 3, 6 e 10, os carnavalescos e coreógrafos poderão explorar todo sistema, inclusive, luzes coloridas de RGBW. A reportagem cita que vão ser utilizados 510 refletores direcionados para pista dos desfiles.
Agora, o mistério sobre quem vai usar o sistema de iluminação fica no ar. Como nas alegorias e fantasias, as agremiações do Grupo Especial guardam a sete chaves os segredos planejados para os desfiles do Carnaval 2024.