A Unidos do Porto da Pedra realizou, na noite do último sábado, seu primeiro ensaio de rua, no Centro da cidade de São Gonçalo, rumo ao carnaval de 2024. De volta ao Grupo Especial após mais de dez anos, o Tigre busca garantir a permanência na elite do carnaval, com o enredo ‘“Lunário Perpétuo: A profética do saber popular”, desenvolvido pelo carnavalesco Mauro Quintaes. No ensaio, a comunidade gonçalense compareceu e mostrou suas credenciais e confiança para a conquista do principal objetivo da Vermelha e Branca.
Promessa de grande desfile
Em entrevista ao site CARNAVALESCO, o presidente de honra da Porto da Pedra, Fábio Montibelo comentou sobre a preparação da escola para o carnaval de 2024. Montibelo garante que a Vermelha e Branca de São Gonçalo fará um desfile para brigar por vaga no desfile das campeãs.
“Vamos fazer um grande carnaval, pode esperar que será um carnaval digno de voltar no desfile das campeãs. Quem está pensando que a Porto da Pedra vem brigar apenas para ficar no grupo, esquece. É importante ensaiarmos cedo para formar as alas, isso aumenta agora, praticamente dobra comparado ao Grupo de Acesso. Vamos começar agora a treinar e cantar o samba pra fazer bonito na avenida”, garante Montibelo.
Vice-Presidente e diretor de carnaval da escola, Fabrício Montibelo, também comentou sobre a preparação da escola para o carnaval de 2024, já que a Porto da Pedra foi uma das principais do Grupo Especial a iniciar os ensaios de rua. Para Fabrício, a Vermelha e Branca realizará o maior desfile de sua história no próximo ano.
“A gente começou os ensaios de rua hoje e agora a gente vai nos organizando bem pra fazer um ótimo desfile. O público pode esperar que a gente vai fazer o maior desfile de todos os anos na escola. Eu fiz o pedido ao presidente. Iniciar a preparação cedo é fruto de organização. Quanto mais cedo a gente começar, melhor, pois a gente pode consertar os erros. Esse ano, nós não podemos errar em nada, temos que desfilar perfeitamente na Sapucaí”, salientou Fabrício Montibelo.
Importância do ensaio de rua
Para o carnaval de 2024, a Unidos do Porto da Pedra saiu na frente na preparação, sendo uma das primeiras escolas a escolherem o samba-enredo e agora, a iniciar seus ensaios de rua. Os ensaios na ruas de São Gonçalo serão cruciais na preparação da Harmonia da escola, como explica o diretor geral de Harmonia do Tigre, Amauri de Oliveira.
“É um ensaio extremamente importante pra gente, não que o de quadra não seja, mas aqui a gente começa a dar o andamento, a gente começa a ter uma noção exata do que a gente pode ter de canto da escola, no dia do desfile, Na quadra, a gente fica mais apertado porque tem acústica, o som fica um pouco mais abafado. Aqui não, aqui a gente dá o andamento, a gente tem um número de componentes maior, a gente tem o calor da população que fica aqui junto com a gente, são pessoas que também desfilam conosco. Esse momento é muito esperado porque a gente sabe que a gente aqui começa a subir um degrauzinho a mais até o dia 7 de janeiro, quando teremos nosso ensaio na Sapucaí, que aí a gente espera tá pronto”, comentou Amauri de Oliveira.
A importância da preparação da Porto da Pedra para garantir a permanência no Grupo Especial no carnaval de 2024 é reforçada pelo intérprete Wantuir de Oliveira, que retorna ao Tigre depois de marcante passagem na década de 90. Para o cantor, a quantidade de ensaios da escola será determinante no resultado final.
“Aqui, você tem um contingente da bateria completa porque normalmente a bateria, na quadra, é parte, aqui não, aqui é mais fácil de a bateria ensaiar toda, completa, o carro de som é outro andamento. De certo modo, a gente vai muito mais organizado que qualquer outra escola, pelo tempo que a gente tem que ter pra poder resolver todos os nossos problemas. Quando se ensaia mais, se aprende mais, fica mais redondo. Eu penso desse jeito, mas eu acho que quanto mais se ensaia, melhor fica. No final, vamos colher o resultado de tudo que se ensaiou”, reforça Wantuir.
Barracão a todo vapor
Responsável pela parte plástica do desfile da Porto da Pedra, o carnavalesco da escola, Mauro Quintaes, em entrevista ao site CARNAVALESCO, comentou sobre o andamento do trabalho da escola. Segundo Mauro, em um momento em que muitas escolas vivem dificuldade com repasses de verba, a Vermelha e Branca segue com seu trabalho no barracão em pleno funcionamento. O artista também promete um dos maiores desfiles da história da escola.
“Nós estamos com o barracão bem adiantado, somente três escolas estão conseguindo executar seus trabalhos dentro de seus barracões e, por questões de repasses de verbas, uma delas é a Porto da Pedra. Nós estamos muito bem em termos de barracão, em termos de fantasia e nós da equipe artística estamos prometendo um dos mais belos já levou para a Marquês de Sapucaí”, revela Mauro Quintaes.
Casal confiante
Com o retorno da Porto da Pedra ao Grupo Especial, a expectativa pela parte plástica a ser apresentada pela escola, sob a responsabilidade do carnavalesco Mauro Quintaes, é enorme. A fantasia do primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira da Vermelha e Branca, Denadir Garcia e Rodrigo França, promete causar impacto na avenida. A dupla confia na força do trabalho para a permanência da escola na elite.
“A expectativa é grande. Eu costumo dizer que o primeiro ensaio é o pontapé inicial para a gente começar a ver como está o termômetro. O carnaval está maravilhoso, estou encantada com a minha roupa belíssima e tô muito feliz. Vamos fazer de tudo para a gente poder permanecer no lugar de onde a Porto nunca deveria ter saído”, comentou Denadir Garcia.
“O ensaio de rua é para pôr em prática tudo que a gente vem ensaiando antes do ensaio de rua. É mais um ensaio para a gente poder definir exatamente o que a gente tem que mostrar na avenida”, completou Rodrigo França.
No carnaval de 2024, a Unidos do Porto da Pedra levará para a avenida o enredo “Lunário Perpétuo: A profética do saber popular”, desenvolvido pelo carnavalesco Mauro Quintaes.