A escola de samba Vizinha Faladeira recebeu o certificado de membro gestor do Comitê Gestor do Cais do Valongo, na tarde de quinta-feira, no Museu de Arte do Rio, em evento que contou com a presença da Ministra da Cultura, Margareth Menezes, que falou sobre a importância do local.

valongo
Foto: João Paulo Engelbrecht/Divulgação Iphan

“Nossos ancestrais passaram por esse lugar. Tantas pessoas, tantas vidas humanas foram trazidas, de uma maneira involuntária, maltratadas, perseguidas e assassinadas. Numa situação de escravidão que durou, nesse país, 388 anos e marcou a memória e o comportamento dessa sociedade, normatizando as práticas da discriminação racial e preconceito, como se fosse uma regra natural de vida”.

O comitê, criado originalmente em 2018, foi extinto pela Presidência da República em 2019 e recriado na última terça-feira. O grupo é composto por 15 representantes da sociedade civil e 16 representantes governamentais.

O cais é um sítio arqueológico, localizado na zona portuária do Rio de Janeiro, composto pelas ruínas de um antigo porto de desembarque de escravos, que foi reconhecido como Patrimônio Mundial em 2017, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).