InícioGrupo EspecialESTRELA DO CARNAVAL 2023: DESFILE DO ANO É DA VIRADOURO

ESTRELA DO CARNAVAL 2023: DESFILE DO ANO É DA VIRADOURO

A Unidos do Viradouro levou o prêmio Estrela do Carnaval 2023, oferecido pelo site CARNAVALESCO, na categoria máxima, ou seja, o “Desfile do Ano”. A escola de Niterói ainda faturou mais dois prêmios: Tarcísio Zanon (melhor carnavalesco) e ala de baianas. Tecnicamente perfeito, assim pode ser definido o desfile da Unidos do Viradouro no carnaval de 2023. Sexta e última a desfilar na segunda noite de desfiles do Grupo Especial, a Viradouro apresentou na Avenida Marquês de Sapucaí, o enredo “Rosa Maria Egipicíaca”, do carnavalesco Tarcísio Zanon.

Foto: Diego Mendes/Divulgação

A Imperatriz também conquistou três categorias: Bateria, Conjunto de Fantasias e Enredo. O enredo se baseou na literatura de cordel para mesclar fatos históricos com uma pesquisa iconográfica baseada na estética regional sertaneja. A partir do conteúdo lúdico presente nos cordéis que vislumbravam o destino pós-morte de Lampião, o desfile mergulhou nas múltiplas possibilidades narrativas e visuais características da cultura nordestina e brasilidade.

O carnaval da Imperatriz se debruçou sobre a poesia épica para contar esta história mesclando fatos históricos com eventos imaginários e fantásticos. Durante o desfile, a aparição de Lampião acontece o tempo todo. O místico cangaceiro foi visto em todos os setores em uma trajetória que percorreu a história de sua morte, a tentativa de entrar no inferno e no céu, assim como seu renascimento no imaginário popular brasileiro. A ideia de um enredo que trouxesse picardia e delírio para o desfile foi realizada de forma satisfatória. As alegorias e fantasias tinham leitura, e a sequência narrativa estava bastante clara no visual, além do samba ser bastante eficiente neste papel de contar a história.

A Vila Isabel ganhou em quatro categorias: Marcinho e Cris (melhor casal de mestre-sala e porta-bandeira), Conjunto de Alegorias, Tinga (melhor intérprete) e Originalidade para o carro de São Jorge.

O samba-erendo do ano ficou com a Estação Primeira de Mangueira. Celebrado por muitos desde a disputa de samba, o hino oficial da Estação Primeira de Mangueira mostrou no desfile oficial o tamanho de sua força. Rendendo um canto forte de alas e das arquibancadas, a obra embalou a apresentação avassaladora da escola, sendo o seu principal combustivel. A boa performance da dupla de intérpretes Marquinhos Art’ Samba e Dowglas Diniz no carro de som, aliada a ousadia da bateria em bossas e paradinhas, foram fundamentais para o sucesso do samba na Marquês de Sapucaí.

A Beija-Flor foi premiada em duas categorias: melhor Harmonia e Lorena Raissa (melhor Rainha de Bateria). O desfile foi um reencontro da Beija-Flor com o que tem de melhor, a comunidade de Nilópolis, conhecida como ‘rolo compressor’, a comunidade passou alguns carnavais adormecida, no ano passado já havia dado sinais que voltaria e agora, muito impulsionada por um samba extremamente forte, rasgou o chão da avenida. O que se viu foi uma escola aguerrida e uma comunidade apaixonada com a obra na ponta da língua.

O Paraíso do Tuiuti ganhou como melhor ala de passistas do Grupo Especial. O casamento Rosa Magalhães e João Vitor Araújo produziu um desfile com grande apuro visual de uma singeleza e de um domínio do tema que ajudou muito a tornar fácil o entendimento de um enredo muito coeso e divertido.

Ganhadores Estrela do Carnaval 2023 – Especial Rio

Desfile do Ano: Viradouro
Comissão de Frente: Unidos da Tijuca
Bateria: Imperatriz Leopoldinense
Mestre-sala e Porta-bandeira: Marcinho e Cris (Vila Isabel)
Samba-Enredo: Mangueira
Intérprete: Tinga (Vila Isabel)
Baianas: Viradouro
Ala de Passistas: Paraíso do Tuiuti
Conjunto de Alegorias: Vila Isabel
Conjunto de Fantasias: Imperatriz
Harmonia: Beija-Flor de Nilópolis
Enredo: Imperatriz Leopoldinense
Carnavalesco: Tarcísio Zanon
Rainha: Lorena Raissa (Beija-Flor)
Originalidade: Alegoria São Jorge (Vila Isabel)

Revelação do Carnaval 2023: Dowglas Diniz, intérprete da Estação Primeira de Mangueira

- ads-

Sambistas rasgam elogios ao espetáculo ‘O Som do Morro’, de Patrick Carvalho

Durante a estreia do espetáculo “O Som do Morro”, do coreógrafo Patrick Carvalho, no SESC Copacabana, diversos sambistas estiveram marcando presença e reverenciando o...

Conheça o enredo da Acadêmicos de Vigário Geral para o Carnaval 2025

A Acadêmicos de Vigário Geral invoca as letras de Francisco Guimarães, vulgo Vagalume, jornalista descendente de escravizados que jogou luz sobre as frestas da...

Imperatriz Leopoldinense atualiza calendário de concurso de samba-enredo

Com a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) indicando que o "calendário do carnaval" será antecipado em um mês, por exemplo, com os...