InícioSão PauloComponentes da Gaviões da Fiel exaltam arquibancadas lotadas durante o desfile

Componentes da Gaviões da Fiel exaltam arquibancadas lotadas durante o desfile

Agremiação foi a última a desfilar na sexta-feira (17), já com a manhã do sábado (18) raiando

Sincretismo e tolerância religiosa deram a tônica do desfile de 2023 dos Gaviões da Fiel. Fechando a sexta-feira, primeira noite de desfiles do Grupo Especial do carnaval de São Paulo, a escola do Bom Retiro cantou o enredo “Em Nome do Pai, dos Filhos, dos Espíritos e dos Santos… Amém!”, já na manhã do sábado (18), embora, de maneira oficial, a agremiação tenha desfilado na sexta-feira (17). Ao CARNAVALESCO, o samba-enredo e a luz do dia foram alguns dos destaques de componentes importantes da agremiação.

desfile gavioes 72

Julio Poloni (carnavalesco)

“Foi perfeito porque trazer a mensagem que a gente trouxe na avenida, dessa forma, com essa energia da Fiel, com a arquibancada respondendo… era isso que a gente queria: passar essa mensagem de amor, diversidade e beleza na adversidade. Passamos essa mensagem com muita energia. Foi único! Não sei nem o que falar. O desafio de fazer um carnaval quase que inteiro na luz do dia é apaixonante. Nossa abertura teve muito branco e prateado, um cenário bem celestial no nascer-do-Sol. Era a nossa intenção, pensamos na luz do dia em todo o nosso projeto. Isso dá desafios para a gente, mas torna o desafio ainda mais apaixonante. Temos saídas que não teríamos em um desfile noturno. Temos que aproveitar isso e tirar o lado positivo, aproveitar as potencialidades”.

desfile gavioes 88

Amilton Alves Brito (Padinho)

“Na minha visão, foi maravilhoso mesmo. Quero agradecer a todos os componentes e todo mundo que veio prestigiar o nosso desfile. Foi acima da expectativa, estamos muito otimistas para disputar o título. A partir do meio do desfile, você olhava de baixo para cima, na arquibancada, e você via todo mundo cantando e gritando o enredo dos Gaviões da Fiel. Uma hora dessas, sete da manhã, você vê todo mundo esperando a nossa entidade… fico feliz e honrado. Pra nós, tudo é desafio. Desfilar de manhã é ruim por um lado e bom por outro, você vê o público que nos espera até sete horas da manhã. Para nós, é uma honra e um prazer fechar a noite do carnaval de São Paulo com os Gaviões da Fiel”.

Ernesto Teixeira (intérprete)

“Aos meus olhos, foi perfeito, sim. A gente não consegue acompanhar tudo, mas da ala musical, da bateria, você vê a escola passando toda no box… foi perfeito. E aquela coisinha que é o diferencial: o povo na arquibancada cantando o samba. Isso ajuda muito. Samba bom, povo empolgando, fechando a primeira noite, todo mundo tem esse pé atrás com fechar carnaval, mas a gente não tem esse preconceito, não.”

desfile gavioes 96

O intérprete tem que mudar o fuso horário para cantar bem de manhã. Tem que fazer igual jogador de futebol quando vai jogar a final do Mundial de Clubes, no Japão. Tem que trocar o dia pela noite para que a voz esteja em cima, como de costume”.

 

Mestre Ciro Castilho (diretor de bateria)

“Na minha visão foi perfeito. É no Sol, na chuva, no frio… em todas as situações que a rapazeada e as meninas se dedicam. Muitos e muitos ensaios para fazer essa apresentação. É emoção a flor da pele. Eu acredito que sexta-feira, seis da manhã, o horário muda, sim. Todo mundo trabalha na sexta-feira, 90% dos componentes precisa estar acordado seis horas da manhã na sexta-feira. Quando vem tocar no sábado, a pessoa já está a 24 horas no ar”.

desfile gavioes 62

“A gente tem que focar muito mais, chamar muito mais a atenção das pessoas para não dispersar, é normal a qestão física atrapalhar a parte técnica. É uma experiência diferente, sim, mas a rapazeada foi show de bola. Deu tudo certo. Sempre fica uma apreensão para saber se a chuva voltaria ou não. Acho que todas as baterias estão muito preparadas para enfrentar a chuva, mas atrapalha. Mesmo que tenha o plástico e o adesivo, quando cai a chuva e molha tudo, as próprias baquetas, atrapalha demais. Acabou que a gente deu um pouco de sorte e desfilamos sem chuva, mas, realmente, é uma situação complicada. Desfilar com chuva não é legal, não”.

- ads-

Capitão Guimarães revela possibilidade de todos ensaios técnicos para 2026 na Sapucaí com sistema de som oficial

Durante participação no podcast "Só se for agora", de Jorge Perlingeiro, na última segunda-feira, o ex-presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa)...

Arranco anuncia renovação com a carnavalesca Annik Salmon

O Arranco anunciou a manutenção da carnalesca Annik Salmon para o desfile de 2026. Veja o texto da escola: "ELA FICA, BRASIL! 💙✨ * Seja...

Unidos da Tijuca anuncia renovação com o casal Matheus e Lucinha

A Unidos da Tijuca anunciou nesta quinta-feira a renovação do casal de mestre-sala e porta-bandeira, Matheus e Lucinha. Veja abaixo o texto da escola. *...