Será lançado este ano um novo álbum com os sambas-enredo do Rio Carnaval, além da compilação anual que antecede os desfiles das escolas na Avenida desde, pelo menos, a década de 1960. Agora, a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio (Liesa) prepara o “Sapucaí ao Vivo”, com captação de áudio in loco para eternizar as canções que embalam o público nas arquibancadas, frisas e camarotes do Sambódromo. Uma iniciativa semelhante foi criada em 2008, sem continuidade.
Com produção musical de Pretinho da Serrinha e coordenação de Hélio Motta, vice-presidente da Liesa e presidente da Edimusa (a gravadora da entidade), o projeto deve chegar às plataformas de streaming em março. A gravação acontecerá, claro, durante os desfiles oficiais, por meio de uma estrutura móvel situada no primeiro recuo da bateria, diante do Setor 1. O mesmo acontecerá na semana seguinte, no Sábado das Campeãs.
“Agora, vamos gravar no próprio Templo do Samba, enquanto a magia acontece. Queremos transmitir ao ouvinte a espontaneidade e a energia da festa. Será um produto para escutar, fechar os olhos e sentir: ‘Estou na Sapucaí'”, diz Motta, que também atuou no tradicional CD de Sambas-Enredo deste ano, disponível desde dezembro e recém-lançado em versão física para colecionadores.